São Paulo, sexta-feira, 13 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mecânico diz que telefonema alertou sobre barulho em avião

OTÁVIO CABRAL; RICARDO FELTRIN
DA REPORTAGEM LOCAL E DO ENVIADO ESPECIAL A FLORIANÓPOLIS

O mecânico da TAM Luis Fernando Ribeiro confirmou ontem que recebeu um telefonema no aeroporto de Caxias do Sul (RS), no dia 31 de outubro, de uma pessoa que alertava para o barulho excessivo que o avião PT-MRK fazia durante a decolagem.
Poucas horas depois, o avião cairia em SP, matando 99 pessoas.
Ribeiro prestou depoimento ao delegado Romeu Tuma Jr., da delegacia Seccional Sul de São Paulo. Segundo Tuma Jr., o mecânico disse que não tomou nenhuma providência após o telefonema.
Ele justificou sua atitude dizendo que a checagem pré-decolagem apontava que o avião estava em perfeitas condições.
"Subjetivamente, podemos dizer que ele poderia ter evitado a queda se tivesse ligado para Curitiba ou São Paulo", disse Tuma Jr.
O promotor Mário Sarrubbo, que acompanha as investigações, afirmou ontem que pretende requisitar os laudos preliminares da Aeronáutica, pois ainda não foram enviados à polícia.
"Mártires"
Luiz Eduardo Falco, vice-presidente da TAM, afirmou ontem em Florianópolis que os 99 mortos do vôo 402 "podem ser considerados mártires da aviação mundial".
"Aquele acidente era imprevisível até o dia em que ocorreu. Infelizmente, foi com a morte dessas pessoas que o mundo da aviação descobriu que uma falha, até então inimaginável, era possível", afirmou Falco.
(OC e RF)

Texto Anterior: Delegado é acusado de agredir detentos
Próximo Texto: Senado aprova criminalizar porte de arma
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.