São Paulo, sexta-feira, 13 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mais de 300 mil fogem na Tanzânia

Hutus estariam temendo repatriação

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Mais de 300 mil refugiados ruandeses fugiram de seus campos na Tanzânia, acabando com as esperanças de um retorno ordenado da população até o fim do ano.
A direção da maioria dos refugiados que saíram de 13 campos diferentes era desconhecida, mas 35 mil seguiram para o sul, em direção à Zâmbia ou ao Malaui.
No início do mês, a Tanzânia havia dado ordem aos 542 mil refugiados ruandeses que voltassem para casa até o final de dezembro.
"Eles não querem voltar", disse um representante do Alto Comissariado da ONU para Refugiados.
Os ruandeses, da maioria étnica hutu, fugiram para a Tanzânia em 1994, depois que a etnia rival tutsi tomou o poder e acabou com o genocídio da sua população.
A ONU esperava que os refugiados da Tanzânia voltassem depois que 600 mil deixaram o Zaire e foram a Ruanda por causa de uma ofensiva de rebeldes do Zaire.
Ontem, os rebeldes zairenses declararam uma trégua unilateral e pediram à comunidade internacional que pressione o governo do Zaire a negociar com eles.

Texto Anterior: Filho mais velho de Saddam Hussein é baleado em Bagdá
Próximo Texto: Acaba na Rússia a greve dos mineiros; Índia e Bangladesh fazem acordo sobre rio; Comissão da Bélgica absolve vice-premiê; Líder da Máfia bijou ex-premiê, diz italiano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.