São Paulo, segunda-feira, 16 de dezembro de 1996 |
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Empresas de outdoor apoiaram pepebista
PATRICIA ZORZAN
Juntas, a L. & C. Outdoor C. Visual, a Espaço Propaganda Ltda. e a Publix Ltda. doaram R$ 375 mil ao candidato pepebista na sucessão paulistana. Desde 1994, empresas do ramo vem sendo beneficiadas por portaria assinada por Pitta -então secretário de Finanças do município- liberando administradoras de outdoors, painéis eletrônicos e demais espaços publicitários ao ar livre do pagamento de ISS (Imposto sobre Serviços). Segundo a Central de Outdoors, algumas companhias do setor chegaram a economizar cerca de R$ 200 mil por mês com a medida. A justificativa da medida foi acabar com a cobrança de imposto em serviços de comunicação que teriam passado a ser tributados pelo governo estadual -por meio do ICMS- com a Constituição de 88. Telecomunicações A NEC do Brasil, ligada à área das telecomunicações, também foi uma das financiadoras das campanha de Pitta e José Serra (PSDB). O tucano, que tinha no ministro das Comunicações, Sérgio Motta (PSDB), um dos principais articuladores de sua campanha- recebeu R$ 300 mil da empresa, e o pepebista, R$ 100 mil. A doação ao PSDB foi feita em dois cheques -de R$ 150 mil cada- nos dias 19 de julho e 19 de setembro. Pesquisa Datafolha divulgada em 14 de julho -cinco dias antes da primeira contribuição- apontava Pitta e Serra empatados no segundo lugar, com 17% das intenções de voto. Luiza Erundina (PT) liderava a disputa (26%). No dia 19 de setembro -data da segunda contribuição da NEC para o PSDB-, Serra aparecia em terceiro lugar na preferência dos paulistanos, com 16% -atrás de Pitta (37%) e de Erundina (21%). Segundo o Datafolha, quando Pitta recebeu a ajuda da empresa, no dia 2 de setembro, ocupava o primeiro lugar nas pesquisas, com 43% de preferência. Enquanto o tucano recebeu da NEC R$ 300 mil, o pepebista obteve R$ 100 mil para o financiamento de sua campanha. (PZ) Texto Anterior: Contribuição não é exclusiva Próximo Texto: Inadimplência atinge 805 prefeituras Índice |
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