São Paulo, segunda-feira, 16 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fundação Abrinq abre 11 bibliotecas

DA REPORTAGEM LOCAL

Onze Bibliotecas Vivas, projeto da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, com patrocínio do Citibank, serão inauguradas amanhã em São Paulo.
A inauguração das bibliotecas estará concentrada na unidade implantada no SOS Brasil - Centro Social Aldeia de Rio Bonito, av. Fernando Amaro de Miranda, 61, Jardim Colonial, zona sul.
O projeto, orçado em US$ 500 mil pelo Citibank, foi lançado em setembro de 1995, com o objetivo de implantar 80 Bibliotecas Vivas em entidades que atendam crianças de famílias de baixa renda.
Desde então, incluindo as 11 que serão inauguradas, já foram implantadas 43 bibliotecas. Na Grande São Paulo são 19; em Belo Horizonte, 8; no Distrito Federal, 2; em Campinas, 4; em Ribeirão Preto, 5, e, no Rio de Janeiro, mais 5.
A conclusão do projeto está prevista para 1997, com a abertura de mais 37 bibliotecas, nas cidades de Curitiba, Porto Alegre, Recife, Salvador, Campo Grande, Blumenau e São Paulo.
Cada biblioteca recebe um acervo de 400 livros, que muda de acordo com a idade das crianças atendidas pelas entidades.
Ao todo, 16.911 livros já foram entregues, beneficiando 12.368 crianças.
Setenta educadores para formação de leitores foram formados.
Treino especial
A professora Cintia Carvalho, 34, técnica do projeto Biblioteca Viva, destaca que uma das principais armas do projeto é o treinamento dos educadores.
Eles são capacitados com os livros usados no projeto.
Depois, realizam um estágio numa das bibliotecas, onde mantêm contato com as crianças.
A seguir, voltam ao treinamento teórico e discutem como fazer a mediação entre o livro e a criança. "O objetivo é ampliar o conhecimento da criança sobre o livro", diz a professora.

Texto Anterior: SP ganha R$ 110 mi com fundo
Próximo Texto: "Aldeias" surgiram após guerra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.