São Paulo, segunda-feira, 16 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Aldeias" surgiram após guerra

DA REPORTAGEM LOCAL

A SOS brasileira surgiu em 1967, em Porto Alegre. Em São Paulo existem duas unidades, o Centro Social Aldeia de Rio Bonito e outra em Poá (na grande São Paulo).
Segundo Luís Marcos Medeiros Carvalho, dirigente da Aldeia de Rio Bonito, a entidade foi criada nos moldes da SOS internacional, que surgiu na Áustria, em 1949.
O objetivo original das "aldeias" era oferecer casas substitutas para os órfãos da 2ª Guerra Mundial.
Hoje existem aldeias em mais de 130 países. A sede do Rio Bonito mantém 11 "casas-lares", cada uma com oito ou nove crianças de até 14 anos, educadas por uma mãe social.
A aldeia também mantém uma creche e uma escola de 1º grau, que juntas atendem 196 crianças da comunidade.
Ao todo, o SOS atende cerca de 400 crianças e adolescentes, com idade que varia de 0 a 18 anos.
Depois de passarem pelas "casas-lares", que abrigam adolescentes até os 15 anos, os jovens são encaminhados para as quatro casas de jovens, também da aldeia.
A Biblioteca Viva da Aldeia Rio Bonito vai ocupar uma sala exclusiva. A educadora Renata Antunes e professoras da escola mantida pela aldeia orientarão as crianças.

Texto Anterior: Fundação Abrinq abre 11 bibliotecas
Próximo Texto: Projeto trata de sorrisos em MG
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.