São Paulo, segunda-feira, 16 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estado abre inscrição para vaga no 2º grau

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Começa hoje a inscrição para quem quer estudar em 1997 no 2º grau da rede estadual de São Paulo. Quem já cursa o 2º grau do Estado tem inscrição e matrícula automáticas. Mas quem vai ingressar na 1ª série poderá ter de disputar uma vaga em sorteio.
No início deste ano cerca de 35% das 545 mil vagas de 1ª série do 2º grau estadual foram a sorteio. Só na Grande São Paulo, 306 das 863 escolas que oferecem esse nível de ensino tiveram mais candidatos do que vagas -e participaram dos sorteios. Ao todo, a rede atende 1,4 milhão de alunos de 2º grau.
Os sorteios são realizados há três anos para enfrentar o problema das filas que se formavam durante dias em frente a escolas disputadas. Antes, a regra era de dar a vaga para quem chegasse primeiro -por isso as filas.
As inscrições vão até sexta-feira, e não adianta correr hoje a qualquer lugar para garantir vaga, porque só depois das inscrições é que haverá uma apuração de demanda e uma determinação das escolas que terão vagas sorteadas.
Regiões como Itaquera (zona leste de São Paulo) põem praticamente todas as vagas em sorteio, por falta ou má localização das escolas que oferecem o 2º grau.
Quem está concluindo a 8ª série em uma escola estadual ou municipal se inscreve na própria escola. Esses alunos têm prioridade para as vagas do 2º grau. Haverá dois sorteios, nos dias 9 e 15 de janeiro (leia quadro ao lado).
Quem vai ingressar na rede estadual pela 1ª série do 2º grau (seja vindo da rede particular, seja de outros Estados) se inscreve esta semana nas Delegacias de Ensino.
Esses candidatos muito provavelmente não conseguirão vaga nas escolas mais disputadas da rede, por causa dos dois sorteios anteriores, só entre alunos da rede pública paulista.
Na ficha de inscrição, o aluno indica a escola de sua preferência. Com isso, ele passa a ser associado à Delegacia de Ensino que abrange essa escola. Se ela tiver mais candidatos do que vaga, for a sorteio, e o candidato não obtiver vaga, ele passa, então, a disputar vagas em outras escolas da mesma região.
Não dá para disputar vaga em escolas abrangidas por diferentes delegacias.
O 2º grau é o nível de ensino que mais tem crescido em número de alunos na última década -principalmente por causa da gradual melhoria do ensino de 1º grau.
Só que não houve investimento equivalente na abertura de novas vagas, o que provoca essa necessidade de sorteio. Outro fator que gera o sorteio é a existência de colégios com tradição de oferecer ensino melhor do que outros.

Texto Anterior: Para senador, privilégio é inadmissível
Próximo Texto: Calendário das matrículas de 2º grau na rede estadual de SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.