São Paulo, segunda-feira, 16 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preços devem cair em janeiro

DA REPORTAGEM LOCAL

É uma decisão difícil, mas quem sabe você não consegue resistir aos apelos natalinos e esperar pelas liquidações de janeiro e fevereiro.
Ouça as recomendações de economistas: melhor do que comprar a prazo agora é deixar para adquirir um produto à vista e com bons descontos no mês que vem.
Alguns setores estão com estoques altos e a possibilidade de uma queda de preços depois das festas de Natal está maior nesta virada de ano, afirmam especialistas.
Cornélia Nogueira Porto, coordenadora do ICV (Índice do Custo de Vida) do Dieese, recomenda cautela na hora das compras de Natal.
"Não é muito fácil recomendar às pessoas que controlem suas compras de Natal. Mas quem puder deixar para janeiro, pode ser recompensado com as liquidações", afirma.
O presidente do Conselho Regional de Economia de São Paulo, Antônio Côrrea de Lacerda, também aconselha controle no momento de comprar.
Segundo Lacerda, o melhor é evitar o crediário e pesquisar bastante os preços.
"A economia está estabilizada, mas a diferença de preços entre as lojas ainda é muito grande. Pesquisar antes de comprar é sempre bom", diz.
Queda
Castanho acredita que o comércio está otimista e deve ter feito um bom estoque de mercadorias.
Para Cornélia Nogueira, os consumidores não devem desprezar liquidações entre 5% e 10% em janeiro.
"Em período de inflação baixa, desconto nessa faixa pode ser considerado excelente", diz.

Texto Anterior: Estoque alto corta juros e amplia prazos
Próximo Texto: Indústria erra ao prever venda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.