São Paulo, segunda-feira, 16 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fuvest tira dúvidas on line

DA REDAÇÃO

Leia os melhores trechos do papo on line, realizado na última quarta, entre o vice-diretor da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), José Atílio Vanin, e leitores. A conversa aconteceu via Universo Online, empresa do Grupo Folha em processo de fusão com o Brasil OnLine, do Grupo Abril.
Nota de corte
Vanessa - Qual é a nota de corte para fonoaudiologia?
Vanin - Sobre nota de corte, nada se pode dizer! Contudo, as do ano de 96 são uma boa estimativa.
Alunos do COC - Qual é mais ou menos a nota de corte para oficial da Polícia Militar? É um curso novo, gostaria de ter uma base!
Vanin - O curso da PM vai ter uma nota de corte, possivelmente, no segmento alto, porque a demanda é alta. Mas qualquer número que se disser é puro chute.
Curiosa - O número de inscritos na Fuvest caiu este ano. A que se deve essa queda gradativa?
Vanin - Não é verdade. O número de inscritos subiu, especialmente no interior do Estado.
Vanessa - O que o senhor acha de 60 pontos para quem prestou fonoaudiologia na USP?
Vanin - Volto a insistir. As notas de corte de 96 são uma boa estimativa para 97, qualquer que seja o curso.
Betto - Eu fiz 75 para administração, será que a nota de corte vai cair, finalmente? Todos os anos isso é esperado. Este ano já vi matéria falando de redução de 15% a nota de corte!
Vanin - Quem fez 10% a menos que no ano de 96, pode ficar preocupado! Outra dica: quem tiver pontuação superior a 95, exceto para medicina, pode ficar tranquilo que está na segunda fase.

A prova
Nivaldo - Quem define como deve ser a prova de física?
Vanin - O conteúdo de cada prova tem de satisfazer o programa do vestibular. A USP adota o programa da rede oficial (estadual) de ensino. A forma final da prova depende da banca, é claro.

Quatro horas
Ronaldo - O senhor não acha que quatro horas, principalmente para a primeira prova, é muito pouco para um aluno bem preparado?
Vanin - O novo formato do vestibular passou a incluir o tempo na avaliação. Ele vai permitir distinguir quem sabe mais e é rápido de quem sabe mais e é lento.
Alunos do COC - E aquela questão de geografia que tem duas respostas iguais, como vai ficar?
Vanin - A questão apenas favoreceu os alunos. Ela teve as alternativas reduzidas de 5 para 4.
Curiosa - Por que as provas não são mais coloridas?
Vanin - Foram abolidas a pedido dos alunos.

Conceitos
Marcelo - Como o senhor explica questões com conceitos diferentes dos que se aprende na escola?
Vanin - Não existem questões com conceitos diferentes daqueles que os alunos apreendem na escola! Talvez o que exista é que as bancas capricham para evitar questões que possam ser resolvidas na base da dica, da decoreba e do macete.
Nivaldo - A prova de física tinha conceitos complicados para um aluno médio.
Vanin - Na prova de física só 2 das 20 questões precisavam de fórmula. O resto era raciocínio puro! E raciocinar é difícil para quem quer fazer tudo mecanicamente e segundo a lei do menor esforço.

Muitas reclamações
Nara - O senhor não acha que as questões de inglês favoreceram aqueles que já acessam a Internet?
Vanin - Ninguém vai ser bom profissional (em ciência, saúde, tecnologia, humanidades e artes) se não souber inglês. Toda informação relevante no mundo está disponível em inglês, como um dia esteve disponível em siríaco, em latim e em francês. É claro que quem usa inglês, para se informar ou para computar, leva vantagem.
Alunos do COC - Você seria capaz de acertar mais da metade da prova com uma duração de quatro horas (pouquíssima), desenhos malfeitos, um monte de problemas?!
Vanin - Há uma relação entre capacidade e velocidade! Quando se tenta definir o que é inteligência, se chega a um conjunto extenso de capacidades. Não basta ter bom raciocínio! Só ele, é pouco!
Ronaldo - A USP é muito arrogante. Ela não é a melhor faculdade, o problema é que ela pega os melhores alunos! Sei porque sou aluno da Poli, e a maioria dos professores não valem o que comem!
Vanin - A USP é muito heterogênea. É preciso conhecê-la muito para emitir uma opinião.
Obrigado pela atenção. Infelizmente chegamos no horário. O vestibular não é difícil por causa das questões, mas pela demanda imensa. E não tem outra saída: estudar, estudar, estudar.

Texto Anterior: Agende-se para esta semana, escolha entre um show do norte-americano Gary Brown ou do baiano Netinho, entre outros
Próximo Texto: Fanzines - Por que são como são
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.