São Paulo, segunda-feira, 16 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O processo de produção passo a passo

1. Decidir a pauta, isto é, os assuntos que serão abordados no zine, o enfoque que eles terão, o formato (entrevista, artigo, reportagem...). É importante levar em conta os pedidos dos leitores e assinantes (etapa da produção)

2. Juntar os textos da equipe e de colaboradores de fora, separando o que deve entrar nas seções especializadas (cartas, crítica, resenha, endereços de outros zines etc) e o que entra no restante do jornal.

3. Digitar os textos no computador ou bater à máquina (etapa da composição).

4. Fazer a editoração eletrônica ou a diagramação manual, ou seja, desenhar a disposição de fotos e textos nas páginas (etapa da paginação).

5. Escanear as fotos (no caso do computador) ou fazer reproduções em copiadoras (nesse caso, as fotos são posteriormente recortadas e coladas nas páginas).

6. Imprimir ou xerocar um boneco, ou seja, a primeira prova.

7. Fazer a revisão dos textos.

8. Voltar para o computador ou para a máquina, fazer as devidas correções e tirar outra cópia.

9. Revisar novamente. É recomendável que uma pessoa revise sempre o texto da outra.

10. Imprimir em xerox, off-set ou papel jornal, conforme os seus recursos financeiros.

11. Definir uma mala direta (endereços dos leitores que receberão o exemplar) e colocar no correio, forma como 90% dos zines são distribuídos, ou vendê-lo em shows, festas etc., que é também a melhor forma de divulgação.

Texto Anterior: Títulos que vale a pena conhecer
Próximo Texto: Dotô Jeka se orgulha de ser caipira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.