São Paulo, segunda-feira, 16 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cúpula terá a presença de Mandela

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Depois de meses como coadjuvante nas discussões sobre a crise de refugiados ruandeses, o presidente da África do Sul, Nelson Mandela, decidiu participar ativamente dos esforços para resolver a situação.
Foi anunciada ontem sua presença na reunião de cúpula organizada pelo governo queniano que acontece hoje, em Nairóbi.
"O presidente foi convidado e decidiu comparecer porque está preocupado com a crise e com as notícias de que a situação está se agravando", disse o porta-voz Parks Mankahlana.
Segundo a chancelaria do Quênia, serão discutidos no encontro "todos os aspectos da crise nos Grandes Lagos", região que engloba Zaire, Ruanda, Burundi e partes de Uganda e Tanzânia.
Os presidentes e primeiros-ministros convidados devem tratar principalmente das disputas entre o Exército do Zaire e grupos rebeldes minoritários liderados por tutsis banyamulengues.
Mas da lista oficial dos presentes divulgada ontem não constavam nomes de representantes de Zaire e Burundi, dois dos principais protagonistas da crise.
O Zaire esteve ausente da última cúpula, em 5 de novembro, com o argumento de que Uganda, Burundi e Ruanda estariam apoiando veladamente os rebeldes tutsis que lutam em seu território. Os três países negam o apoio.
Além da África do Sul e do Quênia, devem participar da cúpula os chefes de governo de Eritréia, Etiópia, Tanzânia, Uganda, Zâmbia e Zimbábue.

Texto Anterior: Tanzânia expulsa 300 mil ruandeses
Próximo Texto: Taleban aceita discutir paz no Afeganistão; Presidente do PRI é escolhido no México; Morre na Itália o padre e político Dossetti; Padre e sacristão são baleados na Suíça
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.