São Paulo, segunda-feira, 16 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Disputa entre milícias deixa 80 mortos na Somália

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Uma batalha de 24 horas entre três facções rivais deixou pelo menos 80 mortos e 150 feridos na região sul de Mogadício, capital da Somália.
O tiroteio começou no sábado, quando os homens do guerreiro Hussein Mohamed Eidid invadiram o mercado Bakaraha, o mais importante do país, e passaram a saquear lojas, casas e postos de combustível.
Milícias rivais, lideradas por Osman Hassan Ali Atto e Musa Sidi Yalahow, reagiram de imediato com veículos blindados, mísseis antiaéreos e morteiros.
Apesar de tentativas de acordo por parte dos líderes mais velhos de cada clã envolvido, a batalha se estendeu até o dia seguinte.
O domingo foi tomado de pânico quando morteiros atingiram o bairro populoso ao redor do mercado, matando 20 pessoas, segundo testemunhas. Entre as vítimas estavam sete irmãos, todos crianças, que morreram quando uma granada atingiu sua casa.
Um oficial destacado da facção de Eidid comunicou a seus homens que isso seria apenas o começo da guerra.
A maioria das vítimas fatais identificadas até agora é civil, mas o total de mortos pode ser maior, pois muitos milicianos são enterrados secretamente para que a facção rival não conheça o número real de perdas.

Texto Anterior: Taleban aceita discutir paz no Afeganistão; Presidente do PRI é escolhido no México; Morre na Itália o padre e político Dossetti; Padre e sacristão são baleados na Suíça
Próximo Texto: Netanyahu telefona para acalmar Arafat
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.