São Paulo, segunda-feira, 16 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Frutos do MEC; Morre Pareja, herói da mídia; Religião de mercado; Narração e preparo; Reeleição; Herodes está nas maternidades; O governo e a CPI; Miséria da saúde; Subsídio ao fumo; Privatização; Táxis; Legado do Tesouro; Boas festas

Frutos do MEC
"Após anos de descaso, o MEC resolve verificar como anda a situação do ensino de primeiro e segundo graus e, como era de se esperar, colheu o que plantou. Anos a fio de política clientelista levaram a esta situação que hoje é classificada como caótica. Espera-se que o MEC use os instrumentos de avaliação (incluindo o fatídico provão) para dar um novo rumo à educação."
Denilson da Silva Perez (Talence, França)

Morre Pareja, herói da mídia
"Sobre a morte de Leonardo Pareja, tudo o que eu gostaria de dizer neste momento de comoção nacional é meus pêsames à imprensa e à mídia em geral, que agora terão que inventar um novo herói para a criançada."
José Roberto Milici (São Paulo, SP)

Religião de mercado
"Meus parabéns a Otavio Frias Filho pelo artigo 'Saúde de ferro' (12/12), em que analisa a trajetória e a influência do papa João Paulo 2º na construção da nova ordem ideológica e 'espiritual' dos tempos atuais.
Ao auxiliar na queda do Muro de Berlim, no desmantelamento da Teologia da Libertação e sua substituição pelo Movimento Carismático, o papa com certeza contribuiu com o aumento das crendices, da espiritualidade hedonista e o aparecimento de uma 'religião de mercado', em que o mais importante é a auto-satisfação."
Agnaldo Pereira Gomes, pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (Pilar do Sul, SP)

Narração e preparo
"No dia 8/12, o sr. Alberto Helena Jr. desperdiçou praticamente metade de sua coluna na Folha para me classificar de desinformado e ignorante sobre boxe, no meu trabalho na ESPN-Brasil/TVA. Por isso faço as seguintes considerações:
1) O sr. Helena é incoerente. Diz que sou 'excelente narrador', mas gasta dezenas de linhas para dizer que troco nomes de golpes, que dou aula de equívocos e outras pérolas.
2) Não resumi, no programa a que ele assistiu, o repertório de golpes do esporte. Apenas mostramos e explicamos (eu e Wilson Baldini Júnior, o responsável pelo programa) com imagens os diversos golpes. Em cada programa entram alguns deles. Se acompanhasse com mais atenção o trabalho, saberia que fazemos isso há mais de um ano.
3) O sr. Helena demonstra desconhecer o esporte ao dizer que o gancho é um golpe disparado de cima para baixo na linha de cintura do adversário. O gancho não vai de cima para baixo, ele é um golpe circular que tanto pode atingir a linha de cintura como o rosto ou o corpo do adversário. O principal golpe de Mike Tyson, por exemplo, é um gancho e no rosto.
4) Não sou um 'jovem narrador', como diz o sr. Helena, com ar professoral, com a intenção de me colocar na condição de inexperiente e despreparado. Tenho 37 anos. Sou jornalista profissional há 18 anos, trabalho em televisão há seis e narro esportes há cinco.
5) O sr. Helena não tem o direito de me expor aos leitores da Folha como alguém despreparado. Deixo de lado a modéstia para garantir ao colunista: na TV brasileira certamente há grandes narradores que se preparam tanto quanto eu para enfrentar diariamente o microfone. Mais do que eu, duvido."
Milton Rodrigues Leite, narrador esportivo do canal por assinatura ESPN-Brasil da TVA (São Paulo, SP)

Reeleição
"É necessário dizer aos ilustres Carlos Heitor Cony, Janio de Freitas & Cia que parecem sofrer de obsessão anti-FHC, que o direito à reeleição não é prorrogação de mandato."
José Assis Simões Utsch (Curitiba, PR)

Herodes está nas maternidades
"Herodes baixou nas maternidades públicas do país para a vergonha das autoridades sanitárias de um governo neoliberal, que tem como objetivo único a reeleição."
João Sérgio de Medeiros (Ituiutaba, MG)

O governo e a CPI
"A reportagem 'Abrão depõe e acusa Krause de favorecer empreiteira' (11/12) é repleta de acusações mútuas. Quero pedir, como presente de Natal, que o nosso Papai Fernando Henrique Noel exija o maior rigor nas apurações. Só apurando e punindo os culpados é que teremos o Natal que merecemos. Nem que seja o de 97."
Curt Nees (Joinville, SC)
*
"Notícias dão conta que o governo vem de barrar iniciativas de criação de CPIs do mais alto interesse da sociedade. De duas, uma: ou deve, ou teme."
Miguel Martins Fernandes (Novo Horizonte, SP)

Miséria da saúde
"O mínimo que um país decente deveria fazer pelo povo seria assegurar saúde e educação, coisas utópicas nesta republiqueta de banana. Jatene começou cheio de boas intenções e saiu do governo nos deixando a praga da CPMF. O novo ministro chega, nem toma posse, e já fala em cobrar do brasileiro pela insignificante saúde que lhe é oferecida. Para essa gente insensível desgraça pouca é bobagem!"
Roberto Antonio Cera (Piracicaba, SP)

Subsídio ao fumo
"Desejo que os legisladores do Rio Grande do Sul sejam, assim como seus familiares, fumantes. Assim se justifica o incentivo fiscal dado à Souza Cruz."
Nelson Damito (Guaxupé, MG)

Privatização
"Parabéns aos srs. Luiz Gushiken e Adriano Diogo pelo artigo de 13/12. Também não acredito ser bom para o país a venda de estatais como a Vale, Petrobrás e Telebrás."
Juvenal de Oliveira Junior (Itapira, SP)

Táxis
"FHC se lembrou dos taxistas e lhes deu isenção de IPI para compra de carros novos, mas se esqueceu dos passageiros e não condicionou o benefício aos táxis com quatro portas."
Roldão Simas Filho (Brasília, DF)

Legado do Tesouro
"Sobre a entrevista com o ex-secretário do Tesouro Nacional Murillo Portugal Filho, tenho a dizer que triste mesmo é deixar o Tesouro com déficit recorde e ainda ser promovido a diretor-executivo do Banco Mundial em Washington (EUA). Quem tem padrinho não morre pagão."
José Pedro Naisser (Curitiba, PR)

Boas festas
A Folha agradece e retribui as mensagens de boas festas que recebeu de: Vera Cruz Seguradora S/A (São Paulo, SP); Moyses Gedanke, vice-presidente e diretor-executivo da Arthur D. Little Limitada (São Paulo, SP); Denise Videira, da Assessoria de Imprensa da Avibrás Aeroespacial (São José dos Campos, SP); Eduardo Taguchi, presidente, Kensuke Kamata, vice-presidente, Celso Hama, diretor, e Oswaldo Sadao Kato, diretor da Associação Brasil SGI (São Paulo, SP); Datasul (São Paulo, SP); Curt Nees (Joinville, SC); Adriel Batista Correia de Melo (Maceió, AL).

Texto Anterior: PDV: benefício a longo prazo
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.