São Paulo, segunda-feira, 23 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guinness exporta "pub" irlandês

LUCIA MARTINS
DE LONDRES

A cerveja Guinness entrou em um novo negócio: começou a promover a exportação de "pubs" irlandeses para o resto do mundo.
Desde que lançou o projeto, há quatro anos, a empresa que produz a famosa cerveja escura e forte na Irlanda já ajudou a montar cerca de mil bares.
Na prática, qualquer empresário interessado em montar um legítimo "pub" irlandês pode ligar para a Guinness e receber o bar pronto para funcionar em alguns meses, com direito a música, decoração e até funcionários irlandeses.
A cervejaria, na verdade, funciona como intermediária de empresas montadoras especializadas. Por isso, o candidato a dono de um "pub" só pode solicitar o serviço se houver uma empresa montadora ligada à Guinness no seu país. O que ainda não é o caso de qualquer país da América Latina.
As maiores exportações foram feitas para Europa, África do Sul, Hong Kong, Austrália, EUA e Japão. A Guinness não tem lucro com a venda dos "pubs". A idéia é ajudar na venda de sua cerveja, que normalmente acaba sendo negociada junto com o "pub".
O Japão, por exemplo, é o maior consumidor de Guinness por metro quadrado de "pub" irlandês.
Como funciona
A Guinness é, no entanto, responsável pelo controle de qualidade dos "pubs". Para fiscalizar a comida que é vendida, a cervejaria tem um cozinheiro especializado em comida irlandesa, que dá informações, ajuda na contratação de empresas e faz uma espécie de manutenção do bar.
A empresa também promove turnês de músicos irlandeses pela Europa para "abastecer" os novos "pubs" com trilha sonora típica. Além disso, distribui um guia com dicas de músicas do Eire.
Há ainda um acordo entre a empresa e uma consultoria de imóveis, que ajuda os futuros donos de bares a encontrar o lugar ideal para o seu "pub".
Por fim, as bebidas oferecidas pelo consórcio são, é claro, as produzidas pela cervejaria irlandesa: Guinness, Kilkenny, Harp Larger e Cashel's Cider.
Os três modelos de "pubs" mais vendidos são cópias dos mais famosos: o The Irish Pub, Waxy O'Connor's e Fado.
O preço para montar um "pub" varia em cada país e depende da empresa contratada. A assessoria de imprensa da cervejaria irlandesa afirma que está procurando parceiros para lançar o projeto na América Latina. Para isso, basta que alguma candidata a "montadora" se interesse pelo negócio.

Texto Anterior: Feira aposta na diversificação de material
Próximo Texto: A quatro mãos (13)
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.