São Paulo, segunda-feira, 23 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diferenças dos cruzeiros estão fora d'água

CARLOS HEITOR CONY
DO ENVIADO ESPECIAL AO MEDITERRÂNEO

A oferta de cruzeiros é variada, mas o ponto de maior concentração são dois mares: o Mediterrâneo, no verão europeu, e o Caribe, no verão tropical. Embora sejam a mesma coisa, são diferentes. A estada a bordo é rigorosamente igual, mas as escalas são variadas.
Há quem prefira o Caribe, sobretudo os norte-americanos. O roteiro inclui uma sucessão de ilhas mais ou menos parecidas. Os panoramas são amplos, sensuais.
No Mediterrâneo a procura é mais européia. Os cruzeiros incluem cidades históricas, como o Cairo (aportando o navio em Alexandria) ou Jerusalém (usando o porto de Ashdod).
Há escalas frequentes nas ilhas Baleares, em Málaga, Túnis, Tânger, Barcelona, Gibraltar, Creta, Rodes, sem falar no litoral italiano, que inclui Portofino, Nápoles, Sorrento, Capri, Catânia, Palermo e Taormina.
As viagens em terra são orientadas por guias competentes, capazes de explicar em meia hora a complicada história de Israel e detalhar com boas informações a bela catedral de Palma de Maiorca.
E sempre há tempo para um mergulho no Egeu, no mar Morto, em Ibiza ou na Marina Grande da ilha de Capri.

Texto Anterior: Palácio flutuante chega à costa brasileira
Próximo Texto: Navio é hotel de cinco estrelas itinerante
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.