São Paulo, segunda-feira, 23 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festa foi maior evento de Spiti

ARTHUR VERÍSSIMO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A comemoração dos mil anos de Tabo, junto com a celebração do rito do Kalachackra, foi o evento de maior magnitude já realizado na região de Spiti.
A história do mosteiro é uma janela do que são a cultura tibetana e suas tradições. Transmite a complexa relação entre a Índia e o Tibete na arte e na religião.
O complexo original consiste em nove templos -construídos em 996 e renovados até o século 15- e 23 chortens (quartos de monges).
Ao redor do mosteiro encravado nas montanhas encontram-se centenas de cavernas que foram moradia de monges e peregrinos.
No interior do mosteiro, o que impressiona são as primitivas pinturas nas paredes, retratando místicas mandalas multicoloridas.
Preciosos manuscritos e objetos ritualísticos estão expostos na biblioteca. No templo central, logo após a entrada, estão espalhadas pelo recinto dezenas de tankas (pinturas retangulares feitas pelos próprios monges).
Ao fundo, estatuetas maravilhosas de diferentes budas, bodhisattvas e outras divindades encontram-se completamente intatas depois de vários séculos.
(AV)

Texto Anterior: Kalachackra é ponto mais alto
Próximo Texto: Simla une caos indiano e ordem britânica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.