São Paulo, terça-feira, 24 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

País tem sete novas marcas

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Nos últimos nove meses, sete novos fabricantes decidiram produzir carros no Brasil.
Foram atraídos pelo crescimento do mercado local e pelos incentivos concedidos pelo regime automotivo brasileiro a quem produz veículos aqui.
Além da coreana Asia, chegam a francesa Renault, as alemãs Mercedes-Benz (que já faz caminhões e ônibus) e Audi (subsidiária da Volkswagen), as japonesas Honda e Toyota, e a norte-americana Chrysler.
A soma dos investimentos anunciados por essas empresas atinge US$ 3,4 bilhões. Esse total não inclui os planos de expansão das montadoras já presentes no país. A empresa de consultoria Arthur D. Little estima que até o ano 2000 serão investidos US$ 13 bilhões em novas fábricas de veículos e em projetos de expansão.
Se os planos forem cumpridos, as sete novas montadoras devem ser responsáveis por cerca de 15% da produção de veículos prevista para o país no ano 2000 -2,5 milhões de unidades.
A Asia Motors vai para a Bahia. Mas o Estado do Paraná já levou três fábricas: Renault, Chrysler e Audi/Volks. São Paulo ficou com Honda e Toyota, e Minas com a Mercedes.

Texto Anterior: Asia Motors vai instalar fábrica na Bahia
Próximo Texto: Argentino defende 35% para carros do Nordeste
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.