São Paulo, terça-feira, 24 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AL exporta mais industrializados

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

As exportações industriais na América Latina cresceram 120% nos primeiros seis anos da década e os embarques de bens duráveis e de capital superaram pela primeira vez na história o volume de vendas de matérias-primas.
A informação foi divulgada ontem pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), das Nações Unidas, num estudo sobre tendências da inserção internacional da região. O relatório destaca a liderança do México.
Em 1990 as exportações de matérias-primas representavam 43,1% de todos os embarques, chegando em 1995 a 25,4%. No mesmo período, as exportações de bens duráveis e de capital chegaram a 28% do total exportado. As exportações totais na região cresceram 65,87%, passando de US$ 147,8 bilhões para US$ 245,2 bilhões.
Os países com as maiores participações de bens industrializados nas suas pautas exportadoras foram Barbados (96,7%), Brasil (82,6%), México (83,6%), Venezuela (93,2%) e Uruguai (80,8%).
As economias mais dependentes da exportação de matérias primas não elaboradas são Honduras e Equador (mais de 80% da pauta).

Texto Anterior: Os novos financiamentos da Caixa...
Próximo Texto: A agenda para 1997
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.