São Paulo, quinta-feira, 26 de dezembro de 1996 |
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Faturamento deve cair 5% neste ano Setor reduziu seus preços DANIELA FERNANDES
Em termos de vendas físicas, entretanto, o crescimento será de 3%. A diferença entre os percentuais é explicada em função da redução dos preços praticada pelo comércio, afirma Szajman. "As pessoas estão gastando menos para comprar os mesmos produtos", considera. Segundo ele, a corrida às lojas nos dois últimos dias antes do Natal não influiu no resultado final das vendas. "O volume de compras pode ser maior, mas os presentes de última hora têm preços mais acessíveis." Szajman afirma que o faturamento do comércio neste Natal deve ser 6% superior ao de 1995. O volume das vendas cresceu 10%. Desempenho de 94 Apesar dos melhores resultados neste Natal em relação ao do ano passado, o comércio não conseguiu atingir o mesmo desempenho de 1994, considerado o melhor Natal da década, diz Szajman. O faturamento do varejo neste Natal é 10% inferior ao de 1994, afirma. "Não podemos comparar com 1994, mas o resultado foi positivo". Diferentemente do Natal do ano passado, quando havia limites para a concessão do crédito, os consumidores puderam contar, neste ano, com prazos maiores de pagamento, o que estimulou as vendas. Em função disso, o comércio esperava atingir os mesmos resultados do primeiro Natal do Real. Szajman afirma, ainda, que o comércio fará "boas promoções" em janeiro, como ocorre tradicionalmente. Nesse período, com muitas pessoas em férias, o comércio faz liquidações para desovar eventuais estoques e faturar para cobrir os gastos do mês. Lojas de eletroeletrônicos e supermercados devem estar entre os setores que iniciarão as promoções em janeiro. Texto Anterior: Grupo prevê crescimento de 19% nas exportações Próximo Texto: Desemprego afeta fábricas gaúchas Índice |
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