São Paulo, quinta-feira, 26 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cursos são bem divergentes

LUCIANA SCHNEIDER
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O curso é o mesmo: ciências biológicas - modalidade médica. Mas, dentro desse curso pode-se escolher a área de pesquisa ou a de diagnósticos em laboratórios.
Por isso o vestibulando precisa saber o que realmente quer, para escolher onde estudará. Tanto a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo, ex-Escola Paulista de Medicina) quanto a Unisa (Universidade Santo Amaro) dão a seus cursos caminhos divergentes. Confira.
Unifesp
Segundo a coordenadora do curso de biomédicas da Unifesp, Lucia de Oliveira Sampaio, o curso é totalmente direcionado à pesquisa de base na área médica, como bioquímica, fisiologia, biologia molecular, imunologia e farmacologia.
"Nós não damos ênfase na parte de laboratório de análises clínicas. Aqui os alunos têm aulas exclusivamente na área de pesquisa", diz Lucia Sampaio.
No último ano do curso, o aluno defende uma tese na área científica, sempre orientado por um professor. Há duas apresentações, e a banca examinadora avalia o trabalho.
Unisa
O curso da Unisa, por sua vez, é mais direcionado para a área de diagnóstico por imagens, que nada mais é do que controlar os computadores que fazem tomografias e ressonâncias magnéticas, além de orientar os pacientes sempre que necessário.
"O curso abrange ainda a área de diagnóstico de laboratório clínico, como banco de sangue, urina, fezes, parasitologia, entre outras", diz Ingrid Dragan Taricano, coordenadora do curso de ciências biológicas - modalidade médica da Unisa.
No quinto ano, o aluno tem de fazer um estágio em período integral. "Além da área de diagnóstico por imagem, muitos formandos também estão trabalhando em laboratórios farmacêuticos, um mercado que tem absorvido bastante os profissionais dessa área."

Texto Anterior: África negra: da colonização à 'barbárie'
Próximo Texto: Mercado de trabalho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.