São Paulo, quinta-feira, 26 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Romeu e Julieta' é destaque do verão

DA REDAÇÃO

Filmes dirigidos às crianças tomam as telas de cinema no Brasil nas férias de verão. Enquanto nos Estados Unidos esta é uma época de produções mais bem cuidadas, prováveis candidatas ao Oscar, aqui há muitas sobras da temporada de verão norte-americana.
"Matilda", por exemplo, traz a garotinha Mara Wilson (de "Uma Babá Quase Perfeita") como uma menina que ganha superpoderes para atazanar a vida dos pais cruéis e da megera diretora da escola.
Em "Flipper", o golfinho que alegra gerações faz seu retorno.
"Coração de Dragão" tem Dennis Quaid no papel de um caçador desses bichos de contos de fadas que se une ao último representante da espécie -com voz de Sean Connery- para combater o mal.
Concorrendo com Michael Jordan, estrela de "Space Jam - O Jogo do Século", que estreou ontem, o jogador de basquete da NBA Shaquille O'Neal vira o gênio da lâmpada em "Kazaam".
Adultos
Mas o Brasil também tem sua cota de filmes "sérios", para adultos.
Em "A Sombra e a Escuridão", Michael Douglas e Val Kilmer precisam lutar contra dois leões que estão matando os construtores de uma estrada de ferro na África.
A infância é um tormento em "Bem-vindo à Casa de Bonecas", sobre uma menina feia que sofre na mão de seus "coleguinhas" de escola.
Também não é nada fácil a vida da pequena Ponette no filme de mesmo nome. Sua mãe morre em um acidente de carro. Ponette se recusa a acreditar e fica esperando por ela. Victoire Thivisol, de 4 anos, ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Veneza.
"Os Ladrões", dirigido pelo francês André Techiné, reúne novamente Daniel Auteuil e Catherine Deneuve -que estiveram em "Minha Estação Preferida". Integrante da Mostra Internacional de São Paulo, o filme chega amanhã aos cinemas.
Tom Hanks debuta como diretor em "The Wonders - O Sonho Não Acabou", sobre um grupo de rock nos anos 60.
Ainda entre os independentes entram em cartaz, em janeiro, "American Buffalo", com Dustin Hoffman, e "Stonewall", de Nigel Finch, que narra o cotidiano de uma comunidade gay de Nova York em 1969.
O cinema brasileiro é representado por "O Pequeno Dicionário Amoroso", de Sandra Werneck.
Dois clássicos do cinema reestréiam em cópias novas: "A Regra do Jogo", de Jean Renoir, e "Jules et Jim", de François Truffaut.
"Unhook the Stars", com Gena Rowlands dirigida por seu filho Nick Cassavetes, e "Twelfth Nights", baseado em William Shakespeare, chegam em fevereiro.
É também uma história do dramaturgo inglês que deve ser um dos grandes sucessos do verão. "Romeu e Julieta" estréia no dia 10 com Leonardo Di Caprio e Claire Danes nos papéis principais. Apesar de seu visual MTV modernoso -o casal se conhece em uma "rave"-, o texto original foi mantido, com todos os "thy" e "thou" a que tem direito.

Texto Anterior: Curtas viajam pelo sertão do Brasil
Próximo Texto: Bressane termina seu 'Miramar' anarquista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.