São Paulo, sexta-feira, 27 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Feriado deixa 22 mil toneladas de lixo em SP

VICTOR AGOSTINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A cidade de São Paulo ficou sem coletar lixo no Natal e vai ficar também no dia 1º de janeiro. Pelo menos 11,2 mil toneladas de lixo -média diária-, acumuladas no dia 25, e outras 11,2 mil toneladas geradas ontem, estavam espalhadas pela cidade.
O motivo do acúmulo é a folga que a prefeitura deu aos coletores e varredores de lixo no Natal. Trabalham na operação 10.700 pessoas. Cada coletor anda em média 2,8 km por dia para recolher o lixo.
A ineficiência da coleta de lixo paulistana foi o pivô, na semana retrasada, de uma crise na prefeitura. O secretário de Obras e de Vias Públicas, Reynaldo de Barros, preparou um dossiê reunindo irregularidades na coleta fiscalizada pelas administrações regionais e apresentou o documento ao prefeito Paulo Maluf.
No documento, aparecem coletores de lixo domiciliar recolhendo detritos em bares e empresas e varredores retirando o lixo de uma rua e jogando de volta em outra.
Barros pediu ao prefeito Paulo Maluf um decreto que lhe permitisse fiscalizar os fiscais das administrações regionais. Até ontem, não havia sido assinado.
O prefeito eleito Celso Pitta afirmou, no dia 24, durante a última reunião de Maluf com seu secretariado, que pretende aumentar a eficiência da coleta de lixo sem mudar a estrutura da prefeitura.
Atualmente, a Limpurb fica responsável pela elaboração da estratégia de captação, pesagem e transporte de lixo na cidade. Para as administrações regionais fica a tarefa de fiscalizar a varrição dos garis e a coleta porta a porta.
A frota atual contratada pela prefeitura junto a empreiteiras é de 320 veículos, que fazem 1.850 viagens por dia entre coleta, transporte, transbordo, incineração e compostagem.

Texto Anterior: Psicólogo reclama de TV paga
Próximo Texto: 200 mil crianças ficam sem tríplice
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.