São Paulo, sexta-feira, 27 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bernardinho 'arma' escola para jovens

Técnico quer revelar talentos

SÉRGIO KRASELIS
DA REPORTAGEM LOCAL

O técnico Bernardo Rezende, o Bernardinho, estuda criar um pólo para a formação de atletas em Curitiba, no Paraná.
Se tudo der certo, o treinador inaugura em janeiro próximo sua "escola de vôlei", voltada para crianças e jovens de ambos os sexos que queiram aprender a jogar.
"Por enquanto estamos na fase do projeto e também à procura de patrocinadores para a idéia, que conta com o aval do governo paranaense", disse Bernardinho, à Folha, por telefone.
Segundo o técnico, o projeto prevê a massificação do vôlei no Paraná, com a criação de vários núcleos em todo o Estado.
O treinador diz que pretende trabalhar com a mesma equipe que o acompanha na seleção brasileira, entre eles os auxiliares Ricardo Tabach, José Inácio Sales Neto e Hélio Gryner.
Ele diz estar preocupado com o futuro da seleção feminina, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta. Para Bernardinho, é preciso agir com muita rapidez para que apareça uma nova geração no vôlei brasileiro, principalmente o feminino.
"Temos grandes jogadoras que ainda têm muito a oferecer ao Brasil, mas é preciso pensar no futuro", avisa o treinador.
Para ele, as atletas têm o direito de se sentirem cansadas e pedirem férias da seleção, mas ainda é cedo para muitas delas solicitar o afastamento da equipe.
Bernardinho diz que ainda não sabe se vai continuar no comando da seleção feminina em 97.
Ele aguarda a posse do novo presidente da Confederação Brasileira de Vôlei, Ary da Silva Graça Filho, que acontece dia 7 de janeiro, para definir a sua situação profissional.
"Por enquanto existe mais especulação do que decisão", afirma Bernardinho, ao comentar a possibilidade de assumir o cargo da seleção brasileira masculina de vôlei, que está vago desde a saída de José Roberto Guimarães.
Seminário
Bernardinho viajaria ontem à noite para Israel. Ele vai representar o Comitê Olímpico Brasileiro em um simpósio internacional promovido pelo Wingate Institute, entidade que é considerada uma das melhores do mundo na área de pesquisa esportiva.
O treinador brasileiro participa como convidado especial do Ministério da Educação e Cultura de Israel e tem programada para o dia 29 uma palestra sobre preparação de atletas para os Jogos Olímpicos.
No mesmo dia, ele ministra uma aula prática sobre as técnicas aplicadas para a formação de levantadores, com a participação de jogadores da seleção israelense.
"Vai ser uma viagem rápida, pois volto no dia 30 para festejar a passagem de ano com a família e os amigos no Rio", disse o treinador.

Texto Anterior: Santos faz almoço e promete reforços para Luxemburgo
Próximo Texto: Veterana, Vera Mossa é a melhor 'passadora'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.