São Paulo, domingo, 29 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Músculos devem ser fortalecidos

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

A volta das férias exige um trabalho supervisionado nas academias para evitar o risco de lesões e sobrecargas para o corpo.
O objetivo inicial é fortalecer músculos para não desgastar as articulações dos ossos. O risco é maior para as pessoas que preferem atividades aeróbicas mais impactantes (como aulas de aeróbica ou corrida em esteiras).
O ritmo dos exercícios também deve ser um pouco mais lento para permitir uma readaptação do sistema cardiovascular.
Os exercícios com peso (musculação) têm que ser reiniciados com cargas mais baixas, que devem ser aumentadas progressivamente durante as primeiras semanas.
Retornar imediatamente com as cargas usadas antes da interrupção pode trazer problemas para os tendões, ligamentos, articulações e para os próprios músculos.
Perda de peso
Quem ganhou quatro ou cinco quilos durante as férias não deve se apressar em tentar perder esse excesso de peso em uma semana.
Recursos desesperados como dietas severas, excesso de atividade física, remédios laxantes (que fazem a pessoa evacuar mais) e diuréticos (que fazem a pessoa urinar mais) acabam atrapalhando mais do que ajudando.
O ideal é uma volta gradual às atividades físicas e um retorno a uma dieta mais saudável. Em um ou dois meses é possível recuperar a forma física original e "perder" os quilinhos indesejados.
(JB)

Texto Anterior: Ex-modelo quer manter ritmo contra quilo extra
Próximo Texto: "Dieta e férias não combinam"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.