São Paulo, domingo, 29 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Manual do cafajeste' é lançado nos EUA

DO "THE INDEPENDENT"

Foi lançado no final de novembro o mais aguardado e temido livro da temporada nos EUA: um manual para cafajestes com o título de "O código: métodos comprovados de conseguir o que se quer das mulheres - sem casar com elas" ("The code: time-tested secrets for getting what you want from women without marrying them").
Os autores são dois jovens editores nova-iorquinos que, até outubro, eram anônimos acostumados a ver mulheres lindas passarem reto como se eles não existissem.
Agora, Nate Penn, 29, e Lawrence LaRose, 33, são perseguidos por câmaras de TV, aparecem nos principais jornais dos EUA e são assediados na rua. "Isso tudo nos deixou atônitos", diz La Rose.
Com o "Código", Penn e La Rose tentam desfazer o estrago feito no ego do macho norte-americano há alguns meses, quando um manual de estratégia para mulheres decididas a casar explodiu nas livrarias (leia texto ao lado).
O "Código" foi escrito em dez dias como uma revanche masculina. "Viramos a noite várias vezes, mas, mesmo às 5h, estávamos rindo diante dos computadores", diz Penn. "Foi a coisa mais divertida que já nos pagaram para fazer."
O livro é uma declaração de guerra entre os sexos. "Ficamos pasmos quando o livro das mulheres virou best-seller. Ele retrata as mulheres como manipuladoras e conspiradoras", diz LaRose. "O nosso livro pode provocar uma escalada da tensão entre os sexos. Mas será melhor para todos...", acredita Penn.
O "Código" já foi vendido para o cinema por mais de U$ 1 milhão. O objetivo principal do livro é "acentuar a incapacidade do homem de assumir compromissos". Por exemplo: o artigo 8 explica que, a fim de manter a maleabilidade de uma namorada e deixá-la sempre com medo de ser abandonada, o homem deve lembrar-se que "a única mensagem é uma mensagem contraditória".
Se ela perguntar, provocante, sobre as mulheres que vieram antes dela, tenha histórias curtas e apavorantes na ponta da língua: "Selma nunca ia à academia, tinha naturalmente um corpo perfeito" ou "Madalena fazia um risoto maravilhoso, simplesmente o colocava no forno, entrava no chuveiro e estava pronto".
Outros dois artigos alertam para o perigo dos objetos deixados para trás pelas mulheres. "Pode ter certeza que aquele pé de meia dela embaixo da sua cama vai logo convidar toda a família para morar com ele", afirmam os autores.
O livro ensina também as virtudes do silêncio: "Não fale, deixe que ela se projete. Deixe a mulher falar ininterruptamente e ela vai conferir-lhe as virtudes do bispo Tutu e a sensualidade do Prince. Mas, se você abrir a boca, dança."
O homem que segue o "Código" só deve falar quando uma namorada diz que o ama. Nesse momento, para evitar que a intimidade cresça, ele exclama apenas: "Verdade?", resposta capaz de desencorajar qualquer ofensiva.

Tradução de Paulo Migliacci

Texto Anterior: Por uma nova política regional
Próximo Texto: Brasileiros ensinam a evitar intimidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.