São Paulo, domingo, 29 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Iene chega a menor valor em 44 meses

Crise atinge mercado de ações do país

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A moeda japonesa bateu recorde de baixa em Tóquio nesta semana, quando um dólar chegou a comprar mais de 115 ienes, o menor nível dos últimos 44 meses.
A desvalorização do iene em relação ao dólar ganhou força com a queda do mercado de ações de Tóquio. O Nikkei, índice que acompanha as 225 principais ações do mercado, chegou a ficar abaixo dos 19.000 pontos, o menor nível em mais de um ano.
A alta do dólar só foi contida depois que um alto funcionário do Ministério das Finanças do Japão afirmou que o governo "não vê com bons olhos as flutuações drásticas no mercado de câmbio".
Os investidores continuam preocupados com uma possível crise no sistema financeiro japonês.
Na quarta, por exemplo, a Yamaichi Securities, um dos maiores grupos financeiros do país, anunciou que precisará emprestar US$ 1,3 bilhão a uma subsidiária, que precisa cobrir créditos podres.
Essa demonstração de fraqueza do mercado japonês leva a crer que o país precisará manter os juros no nível em que estão, um dos menores da sua história.
Isso porque uma alta dos juros poderia afetar ainda mais o sistema financeiro, já que provocaria o aumento da inadimplência.
Por outro lado, mantendo os juros onde estão, o país continuará a ter dificuldades para atrair capitais do exterior, que vão atrás de rendimentos maiores em outros países. Com isso o iene continuará desvalorizado em relação ao dólar.
O maior problema do Japão é o ritmo lento em que a economia se encontra. Para o ano que vem, a estimativa oficial é de crescimento de apenas 1%. Analistas, no entanto, dizem que o desempenho pode ser ainda pior.
A boa notícia para o Japão foi a queda do nível de desemprego no país -que ainda é das menores entre os países desenvolvidos.
Em novembro a taxa de desemprego estava em 3,3% -0,1% menor que a de outubro.

Texto Anterior: Globalização e inserção nacional
Próximo Texto: Parcelamento vai até amanhã em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.