São Paulo, domingo, 29 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paz 'demorou' 13 acordos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O acordo de paz a ser firmado hoje pelos governo e guerrilha da Guatemala é resultado de um longo processo de negociações. Antecederam o acordo a ser assinado hoje outros 13.
Eles vão desde simples decisões sobre novas negociações até o pacto de cessar-fogo definitivo, o 11º, firmado em 4 de dezembro passado.
Os mais importantes
No primeiro, assinado na Noruega em 1990, a Comissão Nacional de Reconciliação (CNR) e a Unidade Revolucionária Nacional da Guatemala (URNG) concordaram em iniciar um processo que terminasse em um acordo de paz.
Em 1993, o processo foi suspenso devido à tentativa de golpe fracassada protagonizada pelo então presidente, Jorge Serrano Elías. Com a eleição de um novo presidente, Ramiro León Carpio, um acordo para a retomada das negociações é firmado em 1994.
Em março do mesmo ano, as partes assinam um acordo global sobre direitos humanos, em que se comprometem a não formar corpos de segurança ilegais.
No 10º acordo do processo, de setembro de 1996, o Executivo se obriga a promulgar leis que garantam a submissão do Exército e dos órgão de segurança do Estado ao poder civil.

Texto Anterior: Guatemala e guerrilheiros assinam a paz
Próximo Texto: AFEGANISTÃO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.