São Paulo, domingo, 29 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Internacionais buscam mercado

DA REPORTAGEM LOCAL

As marcas internacionais de franchising estão cada vez mais interessadas no Brasil como mercado para expansão das atividades.
Pesquisa da Arthur Andersen encomendada pela IFA (International Franchise Association) -entidade que reúne o setor nos EUA-, com 386 franqueadores, mostra que 95% planejam expandir a rede em outros países.
"Asia, América do Sul, América Central e México são as áreas de maior crescimento em franchising internacional", diz o estudo.
Paulo César Mauro, 46, diretor da PMC Franchising, diz que há grupos empresariais brasileiros negociando com pelo menos duas marcas internacionais.
Beni Hama of Tokio e Hooters of America são as redes. A primeira é um restaurante japonês em que os funcionários preparam os pratos na frente dos clientes.
O Hooters é uma rede de restaurantes com decoração no estilo "country", com mais de 170 unidades nos EUA.
Investimento
Segundo Mauro, o investimento em uma unidade do Beni Hama é de US$ 1 milhão. O Hooters exige cerca de US$ 350 mil por unidade.
Marcelo Cherto, presidente do Instituto Franchising, afirma conhecer duas redes dos EUA que estão "loucas" para entrar no país.
"A rede de salões de beleza The Barbers está procurando parceiros, e a Novus, de conserto de pára-brisa de carros, também quer vir para cá."

Texto Anterior: Redes preparam expansão para 1997
Próximo Texto: Setor passa por reestruturação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.