São Paulo, domingo, 29 de dezembro de 1996 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Redes preparam expansão para 1997
NELSON ROCCO
Há 30 anos atuando no segmento de carne -fresca ou churrasco-, o Bassi prepara sua formatação para expandir a rede por meio de franquias em 97. Formatar uma franquia significa tornar todos os procedimentos do negócio transferíveis por meio de manuais, treinamento e acompanhamento, para um terceiro -o franqueado. Mauro Guarda Bassi, um dos sócios da empresa, diz que em 96 abriu duas unidades próprias com o nome Salad & Grill nos formatos em que pretende franquear. "Queremos abrir mais uma loja e depois partir para o franchising. Provavelmente, no segundo semestre de 97", diz Bassi. Segundo ele, o investimento médio em uma loja é de R$ 250 mil -fora o ponto comercial. As taxas de franquia, de royalties e de propaganda ainda não estão definidas. Argentina A loja de roupas, calçados e acessórios femininos Vitamina, com dez anos no mercado e mais de 20 lojas na Argentina, abriu as portas no país em setembro, com uma loja nos Jardins (zona oeste de São Paulo). Jorge Boratto, 55, e a filha, Alessandra Boratto, master-franqueados para o Brasil, investiram US$ 400 mil na operação. Segundo Jorge, o valor inclui a compra da master e a montagem da loja. "Nosso contrato prevê a abertura de mais três unidades em três anos. Mas, isso é um aspecto contratual. Espero andar mais rápido", afirma o empresário. Jorge diz que ainda não há definição de valores e taxas que os franqueados deverão pagar para ter uma loja Vitamina. Ele estima que o investimento em uma unidade fique entre US$ 80 mil e US$ 100 mil, fora os gastos com ponto e capital de giro. Sertaneja A meta da Montana Grill, que tem três lojas próprias em Campinas (99 km a noroeste de São Paulo), é abrir mais uma unidade própria em Goiânia (GO) e seis franquias em 97. Clóvis Cabrino Júnior, 21, um dos sócios, diz que a formatação da franquia está sendo elaborada. Além das saladas e grelhados servidos nas lojas, a rede conta com a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó como atrativo. Os cantores José Lima Sobrinho e Durval Lima são sócios de Cabrino e seus irmãos, Luiz Fernando e Silvia, na rede Montana Grill. Cada loja franqueada, segundo Júnior, deverá ter o mínimo de 30 m2 e consumir cerca de R$ 140 mil em investimentos. O faturamento médio de cada unidade em funcionamento é de R$ 90 mil por mês. Mappin A loja de departamentos Mappin também prepara a formatação para expandir sua rede pelo sistema de franchising. Mas a diretoria da empresa guarda segredo sobre investimentos, formatos e data da entrada em operação. A Vasp já está preparando toda a infra-estrutura para iniciar a implantação de sua franquia de entrega de encomendas rápidas, com o nome Vaspex, no início de 97. A Folha apurou que a empresa já tem seis aviões cargueiros reservados para fazer o transporte das encomendas no Brasil e está fazendo contatos com companhias estrangeiras para completar as rotas. O comando das operações da franquia ficará por conta de José Carlos Rocha Lima, ex-presidente dos Correios. Texto Anterior: Como montar uma criação de escargots? Próximo Texto: Internacionais buscam mercado Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |