São Paulo, terça-feira, 31 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo selo lança, sem libreto, a 'Fosca', de Carlos Gomes

Obra de destaque do compositor chega ao CD pela primeira vez

IRINEU FRANCO PERPETUO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O mercado fonográfico tem sido muito mais generoso com Carlos Gomes que as casas de ópera, nas celebrações do centenário do compositor. Depois do excelente "Guarany" com Plácido Domingo, chega às lojas, pela primeira vez em CD, a melhor ópera de Gomes: "Fosca".
Em 27 de setembro de 1973, a Rádio Cultura gravou um ensaio da montagem de "Fosca" que estava sendo encenada no Teatro Municipal de São Paulo. É esta gravação que o recém-criado selo Masterclass, de Denis Wagner Molitsas e Evandro Pardini, coloca no mercado.
Com regência de Armando Belardi, o elenco é praticamente o mesmo daquela produção que o Municipal havia feito em 1966, que também foi gravada e chegou a ser lançada em LP. Os destaques são o belo timbre de Agnes Ayres, como Delia, e a performance arrebatada de Ida Miccolis, no papel-título. Artisticamente, esta "Fosca" é do mesmo nível do "Guarany" que Belardi registrara em 1959, já disponível em CD.
A qualidade do som é bastante razoável. Ouvem-se, é certo, passos dos cantores sobre o palco, bem como o ponto a sussurrar as palavra do libreto. Mas não há tosses, aplausos e outros ruídos do público que costumam inviabilizar a audição seguida de gravações ao vivo.
Pena que o disco não traga o libreto de "Fosca". Espera-se que nos próximos CDs do selo, que pretende lançar todas as óperas de Carlos Gomes, a falha seja corrigida.

Disco: Fosca, ópera de Carlos Gomes
Lançamento: Masterclass
Preço: R$ 36 (o CD duplo, em média)

Texto Anterior: O barroco alemão do músico Christopher Graupner é recuperado
Próximo Texto: Canto gregoriano se impõe além de moda e vendagem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.