São Paulo, terça-feira, 31 de dezembro de 1996
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Tecnologia barata e caseira ganha paradas na Inglaterra

CDs de baixo orçamento de grupos como o Prodigy dão hits

WAGNER ARAUJO
FREE-LANCE PARA A FOLHA EM LONDRES

A tecnologia barata, de segunda mão, está tomando o "Top of the Pop" na Inglaterra. Alguns dos grupos que têm ganhado mais expressão, como Prodigy e Orbital, conseguiram a proeza de inserir alguns de seus hits "produzidos em casa" na parada das 20 músicas mais tocadas.
Sem o aval inicial de uma gravadora, eles compraram equipamentos e "gravaram as idéias" nos próprios quartos.
A montagem de uma "gravadora própria" custa dez ou 20 vezes menos do que as taxas dos estudos para ensaio ou gravação de demos. É a onda do "lo-fi electronic music" (baixo orçamento).
A história não é nova, mas ganha dimensão quando se percebe que a maioria das gravadoras hoje tem apostado em produtos prontos ou semiprontos.
Alguns dos "ousados pobres" têm conseguido inserir seus trabalhos de baixa qualidade técnica na programação de rádios e TV.
A banda Prodigy, que neste ano se apresentou em grandes festivais, como o Phoenix, arrebatando fãs e prêmios, como o de melhor banda ao vivo do ano, pelos leitores da revista "Time Out", gravou a primeira fita demo e o primeiro EP, "Where Evil Works", em um teclado Rolland W30.
Outro exemplo de "pastel caseiro" bem-sucedido é a música "Chime", do Orbital, gravada no quarto de um dos membros da dupla com a ajuda de uma bateria eletrônica, um sampler e um programador eletrônico de baixo.
Todo o trabalho foi feito nas horas de folga dos "músicos", que na época trabalhavam em pizzarias.
Outra banda inglesa, LFO, produziu um de seus hits usando remix de uma música de Suzanne Vega, teclado, bateria eletrônica e um aparelho usado para criar efeitos de vocal.
O trio Concmelt gravou todo o último álbum, a ser lançado pela gravadora de um famoso DJ inglês, usando um sequenciador incluído como brinde em um disquete na revista "ST Format". O disco foi gravado inteiro em uma fita cassete TDK.
"Nós nunca tivemos um gravador de fita digital. Tudo o que usamos para registrar nossas idéias foi adquirido usado. Para sair mais barato, alguns equipamentos foram comprados com pequenos defeitos, que nós mesmos consertamos", conta um dos fundadores da banda, Ashley Marlowe.
Pioneiro britânico do "ambient", The Aphex Twin gravou o famoso e bastante tocado disco "Selected Ambient Works 89-92" usando, entre outros, sintetizadores que ele próprio construiu.
Enquanto isso, companhias de software e músicos estão navegando na Internet atrás de público. A inglesa Virtuality está desenvolvendo um sistema capaz de conectar músicos em várias partes do mundo para uma virtual "jam session".
Recentemente ela conectou músicos em Los Angeles e New Orleans para a formação de uma banda virtual de rock. Se por um lado se perde aquela vibração ao vivo, todo espectador tem garantido o melhor lugar para assistir ao show.
Já a banda de britpop Dodgy está usando a filosofia de "se todo o público do Oasis não vem até nós, vamos até ele".
O show que o trio fez dia 13 de dezembro último, na Brixton Academy, em Londres, foi transmitido para o mundo inteiro ao vivo via Internet. Se o truque deu certo, o "Top of the Pop" poderá dizer no futuro. Pelo menos publicidade o fato gerou.

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