São Paulo, sexta-feira, 2 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pele escura é sinal de força, diz Farrakhan

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O líder do grupo negro norte-americano Nação do Islã, Louis Farrakhan, disse anteontem a estudantes na África do Sul que os negros foram os primeiros seres humanos na Terra e que a cor de sua pele é um sinal de força.
"Vocês são os primeiros na criação divina, criados à imagem e semelhança de Deus", afirmou em discurso na Universidade Vista, no subúrbio negro de Mamelodi, perto de Pretória.
"Pele clara é fraca, pele escura é forte. Você pode obter recessivo a partir de dominante, mas não dominante a partir de recessivo. Isso significa que os brancos não foram os primeiros na Terra."
O líder negro encerrou ontem visita de cinco dias à África do Sul e seguiu para a Nigéria. Ele está em viagem pela África desde o início do mês.
Em seu discurso, Farrakhan não seguiu a linha conciliatória adotada por Nelson Mandela e disse que o presidente sul-africano lidera uma "casa dividida".
"O presidente Mandela propõe um governo de união nacional, mas você e eu sabemos que não pode haver união sem que a harmonia prevaleça. Não pode haver harmonia sem que haja justiça."
Em outubro do ano passado, Farrakhan, conhecido por reivindicar a criação de um Estado para os negros dos EUA e por suas declarações contra brancos e judeus, consolidou sua posição de líder ao reunir 800 mil negros em Washington. Foi a maior manifestação de negros da história do país.

Texto Anterior: Otan adverte militares da Bósnia com aviões
Próximo Texto: EUA ordenam saída do Sudão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.