São Paulo, domingo, 4 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seleção sexual agiu na aranha

VANESSA DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Nessa espécie de viúvas-negras, a fêmea devora os machos durante a cópula em cerca de 65% dos casos.
Por que machos aparentemente se deixariam comer com tanta facilidade?
O naturalista Charles Darwin (1809-82), autor de "A Origem das Espécies", propôs uma espécie de seleção sexual para explicar a evolução de comportamentos que diminuiriam a probabilidade de sobrevivência de algum animal, mas trariam vantagens na difícil luta pela descendência.
Na maioria dos animais, a fêmea é quem escolhe o parceiro. A disputa entre os machos teria funcionado como uma espécie de "agente selecionador de machos".
Daí surgem a evolução, por exemplo, de penas coloridas em machos de pavões, canto em pássaros-macho, e comportamentos aparentemente estranhos, como no caso do macho dessa espécie de aranhas.
Essas características e comportamentos seriam herdados pelos descendentes e acabariam se fixando num determinado grupo animal.
Assim, o mais "apto" seria aquele que, pelo menos em teoria, deixaria um número maior de descendentes, mesmo que isso custasse ao macho a vida.
(VS)

Texto Anterior: Macho se deixa devorar
Próximo Texto: Pesquisadores localizam genes que podem causar esquizofrenia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.