São Paulo, quinta-feira, 8 de fevereiro de 1996 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Técnica deu acesso ao delírio
JOÃO BATISTA NATALI
As 33 gravuras da série "A Tauromaquia", com a primeira tiragem datada de 1816, são uma das maneiras de se captar a modernidade do artista. Ele não reproduzia cenas à maneira pela qual a fotografia as captaria cinco décadas depois. Ele as retrabalhava, de forma a diluir o supérfluo e a multiplicar com detalhes os planos sobre os quais desejava chamar a atenção. Cinco gravuras desta série foram expostas há três anos pelo Masp, em São Paulo. Duas outras séries conhecidas são "Desastres da Guerra" (1810-1820), com 83 pranchas, e "Os Caprichos". Goya exercita uma linguagem que radicaliza a caricatura e a coloca num patamar de crueldade que a imprensa no século 19 popularizou. A gravura também constitui uma espécie de manifesto sobre o direito da arte ao delírio, à fantasia como rejeição de um real pré-fabricado. (JBN) Texto Anterior: Bienal deverá trazer gravuras de Goya Próximo Texto: SBT sobe o morro e fura Spike Lee! Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |