São Paulo, quinta-feira, 8 de fevereiro de 1996 |
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Morte no seriado 'Dallas' parou os EUA
CLÁUDIA PIRES
O seriado estreou no Brasil em 2 de novembro de 1981 -quando a TV norte-americana já entrava no terceiro ano da série- e foi exibido por quase dez anos. Bateu todos os recordes de audiência nos EUA e virou mania. No Brasil, o sucesso foi grande mas não chegou perto do ocorrido lá fora. Nos EUA, a série virou jogo, grife, história em quadrinhos e milhões de dólares nos bolsos dos patrocinadores. O seriado foi até citado por Ronald Reagan durante sua campanha presidencial. A novela liderou por mais de um ano a lista dos programas mais vistos nos EUA e bateu recorde de audiência no capítulo em que se revelou quem havia atirado em J.R. -mais de 80 milhões de telespectadores norte-americanos assistiram a esse capítulo. Não há como negar, no entanto, que muitos brasileiros, fãs de novelas globais, ficaram loucos para saber quem tinha tentado matar o vilão J.R. "Dallas" contava a história de uma família poderosa na cidade, proprietária de um dos maiores impérios petrolíferos do país. A novela começava com a briga entre os sócios Jock Ewing (Jim Davis) e Digger Barnes (David Wayne), depois que Jock rouba a namorada de Digger e assume a maior parte da companhia. Quarenta anos depois, a Ewing Oil se transforma em um império presidido pelo filho mais velho de Jock, J.R. (Larry Hagman, da série "Jennie é um Gênio"). A saga dos Ewings era contada com os ingredientes costumeiros: poder, sexo, traição, ambição etc. O destaque era J.R. A trama centrava-se principalmente em sua falta de caráter e nas falcatruas decorrentes dela. Ele estava sempre pronto a colocar em prática planos escabrosos para assumir o controle da companhia e das vidas dos membros da família. J.R. não pensava duas vezes antes de roubar, chantagear, subornar e ameaçar qualquer pessoa que quisesse retirá-lo do poder, incluindo o irmão mais moço Bobby (Patrick Duffy). Os conflitos familiares se complicam quando Bobby tira o pai do sério e decide se casar com Pamela (Victoria Principal), filha de Barnes, ou quando tenta assumir o controle da Ewing Oil. Marketing Nos EUA, J.R. virou um tipo de herói às avessas, despertando amor e ódio. As frases "Eu amo J.R." e "Eu odeio J.R." viraram slogan de campanha publicitária e marca de calça jeans. Ele se transformou até em marca de cerveja. A J.R.'s Beer vendeu mais de um milhão de caixas em seu primeiro mês de vendas. A bebida era descrita como "superpremiun" e anunciada com a seguinte frase: "Tem sabor de dinheiro. Quanto mais você tem, mais você quer". Outro sucesso da série foi o Southfork Ranch, rancho texano utilizado como residência da família Ewing, que se transformou num dos pontos turísticos mais atrativos de Dallas na época. Texto Anterior: Museu é mea-culpa pela morte de Kennedy Próximo Texto: Austin é a capital da política e das idéias Índice |
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