São Paulo, quinta-feira, 8 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Austin é a capital da política e das idéias

MÁRCIA DE CHIARA
DA ENVIADA ESPECIAL AO TEXAS

Quem chega a Austin, a 309 quilômetros ao sul de Dallas, no centro do Estado, logo percebe que a cidade detém o poder político do Texas.
O edifício do Capitólio, onde ficam 31 senadores e 150 deputados marca o centro da cidade.
Em estilo grego, o edifício se assemelha ao Capitólio de Washington, só que o seu pé-direito é cerca de dois metros mais alto.
O prédio foi projetado pela arquiteta mexicana Elisia Myers em 1888, quase 50 anos após a fundação da cidade. Recentemente o Capitólio foi restaurado.
Austin já nasceu escolhida para ser a capital. Stephen F. Austin fundou a cidade em 1839. Nessa mesma época, Mirabeau B. Lamar, presidente da República do Texas, determinou que Austin seria a sede do poder político.
Depois que as tropas mexicanas invadiram o Texas em 1842, a capital foi mudada para a cidade de Houston e, depois, para Washington-on-the-Brazos. Austin só foi nomeada definitivamente a capital do Texas em 1844.
O governo do Estado é ocupado hoje por George Bush Jr. -filho do ex-presidente dos Estado Unidos George Bush.
O turista que quiser saber mais sobre a vida política da cidade, além de visitar o Capitólio, tem de ir ao museu do presidente Lyndon B. Johnson.
A biblioteca tem documentos importantes da vida do presidente dos Estados Unidos, que assumiu o poder com a morte de Kennedy em 1963. No museu há uma exposição sobre a Guerra do Vietnã.
Capital das idéias
Além de centro político, Austin se destaca por ser um grande reduto intelectual e de alta tecnologia.
Motivo: a cidade tem quatro universidades, entre as quais está a Universidade do Texas. Só ela tem 48 mil estudantes.
O clima estudantil é um dos traços da sua população, estimada em 488 mil habitantes.
Em 1993, a revista "Fortune" classificou a população de Austin como a quinta mais bem informada dos Estados Unidos.
Segundo pesquisas, 69% dos habitantes de Austin usam computador. Esse percentual supera o de qualquer outra cidade dos EUA.
O uso de alta tecnologia atraiu a instalação de empresas do setor, como a Dell Computer, IBM, Motorola, Texas Instruments, entre outras.(Márcia de Chiara)

Capitólio: abre de terça a sexta, das 9h às 17h, e sábado, das 10h às 17h. Entrada gratuita; Biblioteca e Museu do Presidente Lyndon B. Johnson: abre de segunda a sexta das 9h às 17h.

Texto Anterior: Morte no seriado 'Dallas' parou os EUA
Próximo Texto: Parques e lagos marcam a cidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.