São Paulo, segunda-feira, 12 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lei torna 'teste do pezinho' obrigatório

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BAURU

Lei municipal que entrou em vigor neste mês em Presidente Prudente (558 km a oeste de São Paulo) obriga todos os hospitais da rede pública a fazer o "teste do pezinho" gratuitamente nos recém-nascidos da cidade.
O teste consiste na coleta de uma amostra de sangue do pé do bebê. O exame detecta de forma precoce doenças que causam deficiências mentais nas crianças.
Depois de ser constatada a deficiência no sangue do bebê, a criança recebe tratamento preventivo, à base de medicamento e alimentação.
"Esse tratamento impede que a criança apresente problemas de deficiência mental. É um tratamento simples e rápido", afirmou o secretário municipal da Saúde, César Humberto Salvador, 43.
Segundo Salvador, a secretaria está fazendo uma campanha de esclarecimento junto aos pais sobre a importância de submeterem as crianças aos exames.
Salvador conta que os testes são enviados a São Paulo, para serem feitos no Instituto Adolpho Lutz. Segundo ele, em Presidente Prudente nascem cerca de 300 crianças por mês.

Texto Anterior: Trânsito mata mais em Manaus do que em SP
Próximo Texto: Todos os seus joelhos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.