São Paulo, quarta-feira, 14 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Relator da emenda indicado pelo PMDB defende a reeleição de FHC

MARTA SALOMON
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A aprovação da proposta de reeleição dependerá de uma complicada negociação no Congresso, prevê o futuro relator da emenda, deputado Cassio Cunha Lima (PMDB-PB). Sua indicação deverá ser confirmada até o fim do mês, quando for instalada a comissão especial que debaterá a reeleição.
Embora integre o PMDB -partido que vem fazendo oposição à proposta-, Cunha Lima defende a reeleição. Defende inclusive que o fim da proibição imposta atualmente pela Constituição já beneficie o presidente Fernando Henrique Cardoso na eleição de 1998.
O deputado se opõe à orientação da cúpula do partido, que cogita até fechar questão contra a reeleição na convenção extraordinária marcada para o dia 24 de março. O principal motivo da oposição do PMDB é a decisão de lançar um candidato à sucessão de FHC.
"O PMDB não pode querer ganhar a eleição impedindo a candidatura de FHC", criticou o deputado, classificando de "natural" a divisão do partido no debate.
Ao confirmar ontem a provável indicação de Cunha Lima, o líder do PMDB, Michel Temer (SP), disse desconhecer a posição do deputado: "Isso não faz diferença".
Cunha Lima defende que o "politicamente correto" seria discutir o princípio da reeleição, sem tratar dos personagens que podem ser beneficiados.

Texto Anterior: Gays querem os votos dados a "veados"
Próximo Texto: A REELEIÇÃO NO CONGRESSO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.