São Paulo, quarta-feira, 14 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Após confiscos, CBF desiste de levar carne ao Pré-Olímpico

MARCELO DAMATO
ENVIADO ESPECIAL A UBERLÂNDIA (MG)

O medo de um novo confisco fez a CBF desistir de levar carne para a alimentação da seleção brasileira no Torneio Pré-Olímpico, a ser disputado na Argentina.
Em 1994, às vésperas da Copa do Mundo, o Departamento de Agricultura dos EUA bloqueou a entrada de carne seca e linguiça que a CBF levara para preparar feijoadas para os jogadores.
No ano seguinte, o governo uruguaio confiscou esses mesmos ingredientes quando o Brasil viajou a Punta del Leste para disputar as semifinais da Copa América.
Nas duas primeiras fases da competição, a seleção ficou hospedada em território brasileiro.
Por isso, só haverá café e feijão no avião da seleção, que parte hoje às 10h, em vôo fretado para Tandil, na Província de Buenos Aires, onde vão acontecer os jogos da primeira fase do Pré.
O avião faz escalas em São Paulo e Mar del Plata, onde existe serviço de imigração. Em Tandil, há apenas um aeroporto militar.
Segundo o médico Joaquim da Mata, que organiza o cardápio da delegação brasileira, serão levados 30 kg de café e 25 kg de feijão.
Para ele, a Confederação Brasileira de Futebol baniu a carne da bagagem porque "existe uma lei internacional que proíbe levar produtos de proteína animal."
Ontem, a CBF ainda discutia preparativos para a viagem. O presidente da entidade, Ricardo Terra Teixeira, teve uma reunião com o supervisor Américo Faria e com um representante da Varig, responsável pelo vôo.
A Folha apurou que a seleção foi obrigada a fazer um vôo de quase três horas para ir de Brasília para Uberlândia, distantes cerca de 450 km, porque a CBF não conseguiu fretar um avião.
Quando foi feito o pedido de fretamento, em novembro, não havia mais aeronaves disponíveis -desde julho, estavam comprometidas com viagens ligadas ao feriado de Carnaval.

Texto Anterior: Direção atribui méritos a Telê
Próximo Texto: Edmundo será julgado por agressão a santista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.