São Paulo, quarta-feira, 14 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indiana Mira Nair força natureza em história sobre cubanos em Miami

FERNANDA SCALZO
DA REPORTAGEM LOCAL

Há certas coisas que não têm como dar certo. Por exemplo, uma indiana dirigir um filme sobre cubanos em Miami. É a razão do malogro de "Tudo por um Sonho" (The Perez Family), filme que conta com excelente elenco desperdiçado, a saber: Marisa Tomei, Anjelica Huston, Alfred Molina e Chazz Palminteri.
Juan Perez (Molina) é libertado depois de passar 20 anos na prisão em Cuba. Pega um barco para Miami, onde pretende encontrar sua mulher, Carmela (Huston). No mesmo barco está a fogosa Dottie (Tomei), ansiosa para chegar à América e transar com seus ídolos do cinema. Ele é o desiludido e ela, a iludida. Vão fingir que são marido e mulher para facilitar as coisas na imigração. O que acontece é previsível.
O que não dava para prever era como a diretora indiana Mira Nair ("Salaam Bombay") iria tratar a "cubanidad". Infelizmente, o olhar oriental revelou-se tão estereotipado quanto o ocidental.
O acampamento no Orange Bowl onde chegam os cubanos é um circo. Tem música, dança, santos e mãe preta. Podia ser de brasileiros também.
Tudo soa artificial como Miami, mas o filme era sobre cubanos. Some-se ao artificialismo uma lentidão contemplativa, típica do cinema indiano, e a vontade de denunciar o sofrimento dos imigrantes.
"Tudo por um Sonho" está classificado em vídeo como comédia, mas não funciona nem como drama.

Vídeo: Tudo por um Sonho
Produção: EUA, 1994
Direção: Mira Nair
Elenco: Marisa Tomei, Alfred Molina, Anjelica Huston, Chazz Palminteri
Lançamento: FlashStar (011/255-9911)

Texto Anterior: Baldwin compromete nova versão de "Um Bonde Chamado Desejo"
Próximo Texto: RECOMENDADOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.