São Paulo, quarta-feira, 14 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CD sobre EUA deixa viajante a ver navios

EDSON FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

O CD-ROM "Everywhere USA Travel Guide" tenta abraçar os Estados Unidos com as mãos. E, mesmo contando com dois CDs, não consegue.
Cheio de boas intenções, o produto mostra 7.000 atrações espalhadas pelos 50 Estados norte-americanos. O resultado é que pequenas cidades, com apenas um parquinho infantil ou um zoológico com meia dúzia de animais, acabam roubando espaço das cidades que realmente interessam.
O CD (R$ 59,90) faz o papel de um Robin Hood incompleto, que empobrece os ricos sem, entretanto, enriquecer os pobres.
Mostrando parques temáticos, atrações históricas e culturais, museus, zoológicos, atividades infantis, festivais, eventos esportivos, o produto deixa lacunas inaceitáveis.
Não há como defender um CD, com os propósitos do "Everywhere USA", que deixe de descrever o museu Guggenheim, de Nova York. Ou a casa de jazz Preservation Hall, de Nova Orleans.
O produto ainda apresenta uma dificuldade extra para o usuário que não tem familiaridade com a geografia norte-americana.
Por exemplo: se você estiver procurando uma cidade e digitar seu nome no campo "City/State", só irá encontrá-la se souber em que Estado ela fica.
Traduzindo: não adianta digitar "Tucson" desacompanhada da palavra "Arizona".
Fora essa dificuldade específica, consultar o CD é fácil.
Na tela de abertura, aparece um mapa dos EUA. Clique sobre o Estado desejado e ele aumentará de tamanho na tela.
Aí surge outro problema. O Estado nunca aparece por inteiro. É preciso ir clicando uma rosa-dos-ventos, situada na parte inferior direita da tela, para passear pelos quatro cantos dele.
Isso se agrava caso a intenção do viajante virtual seja conhecer dois Estados vizinhos e pretenda fazer uma viagem por terra.
Fica difícil saber qual rodovia utilizar e é impossível calcular as distâncias entre as cidades.
O que o CD tem a seu favor é uma exaustiva e impressionante pesquisa fotográfica. A grande maioria das atrações que o produto se prontifica a mostrar está bem documentada visualmente.
Cumprindo menos do que promete, o produto pode ser útil para públicos específicos, como norte-americanos querendo mais informações sobre cidades que já ouviram falar ou estrangeiros que dominem a geografia americana.
Após consultar o produto, o turista comum chega aos EUA percebendo que a maioria das dúvidas que têm sobre o país persistem.

ONDE ENCONTRAR
AVANT GARDE: tel. (011) 240-0402

Texto Anterior: Solução para problemas com monitor
Próximo Texto: Robôs são estrelas de novos jogos em CD
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.