São Paulo, quarta-feira, 14 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Índice

Como criar pastas e apagar arquivos no "Windows 95"

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

O sistema operacional "Windows 95" inclui o Explorer, um gerenciador de arquivos e pastas que substitui o Gerenciador de Arquivos do "Windows 3.1".
É no Explorer que o usuário deve organizar, em pastas, arquivos de textos, por exemplo. O bom uso equivale a um arquivo de ferro de gavetas com pastas, contendo assuntos como as contas de luz e água e a dívida com o cartão de crédito.
Para criar pastas, o usuário pode fazê-lo de duas formas. Pressione com o mouse na pasta (diretório) c:\. Clique em Arquivo, no alto da tela, em Novo e em Criar Pasta.
Em seguida, surgirá uma pasta amarela com o nome de Nova Pasta. Pressione com o mouse sobre o nome até ficar marcado de azul e dê o nome que você quiser.
No "Windows 95", não é preciso se preocupar com a quantidade de caracteres ou acentuação. Isso significa que é possível escrever mais de uma palavra, como Contas a pagar.
É aconselhável subdividir a pasta em subpastas. Para criar novas, repita o procedimento.
A outra forma para abrir subdiretórios é usar o botão direito do mouse. Clique sobre a pasta, usando o botão direito, e escolha as opções Novo e Criar Pasta.
Depois que você não precisar mais das informações arquivadas em suas pastas, uma boa faxina no disco rígido do computador não faz mal a ninguém.
Para se livrar de textos indesejáveis, clique sobre o arquivo que quer eliminar. Se for mais de um, use o mouse e pressione a tecla Ctrl (Control), localizada nos lados direito e esquerdo do teclado.
Se a pasta contiver muitos arquivos, e a idéia for apagar todos, clique no primeiro arquivo e nas teclas Ctrl e Shift. Todos os arquivos ficarão coloridos de azul.
Mantenha o botão esquerdo pressionado e arraste-os em direção à Lixeira. Se preferir, use a tecla Delete ou então clique em Arquivo e Excluir.

Texto Anterior: Robôs são estrelas de novos jogos em CD
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.