São Paulo, quarta-feira, 14 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Qualidade dobra, e preço cai pela metade

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

As impressoras jato de tinta coloridas saltaram em qualidade e desabaram em preço nos últimos três anos.
Em 1993, a HP DeskJet 550C, com resolução de 300 ppp (pontos por polegada), custava US$ 1.390. Hoje, a HP DeskJet 660C, de 600 ppp, sai por R$ 750.
A tendência é de a procura e a qualidade da impressão continuarem crescendo, e o preço, em razão da concorrência entre fabricantes, permanecer em queda.
No atual estágio, algumas características das jato de tinta merecem avaliação especial. Dela depende a escolha do modelo certo.
Resolução - Embora pareça contínua, a imagem impressa é formada por inúmeros pequenos pontos. Tendo por base o princípio de quanto maior o número de pontos, maior a qualidade da impressão, foi definida em pontos por polegada a medida da resolução. Hoje, o padrão está em 600 ppp.
Mas há vários outros itens que influenciam o resultado final: densidade da tinta, posição dos pontos e forma da gota de tinta.
Como esses itens são mais difíceis de medir, o jeito é fazer testes com a mesma imagem e folhas do mesmo papel em impressoras diferentes.
O número máximo de pontos só é alcançável com papel especial e com a impressora operando devagar -modo de alta qualidade.
Os modelos mais recentes permitem que se reduza a resolução para imprimir só texto ou rascunhos, a fim de economizar tempo, tinta e papel especial.
Velocidade - Para impressão em cores, a velocidade das jato de tinta vai de quatro minutos por página a quatro páginas por minuto.
Mas essas medidas variam muito de acordo com o que vai ser impresso. Gráficos simples, com as cores primárias, imprimem mais rápido. Desenhos rebuscados, cheios de meios-tons e fundo escuro demoram bastante.
Há que se considerar ainda a rapidez do motor que puxa o papel e o micro que gerencia a impressora.
Memória - Ao contrário das máquinas a laser, que precisam de muita memória para montar a página inteira primeiro, as jato de tinta imprimem à medida que recebem as informações do micro.
Isso significa que um modelo simples, com 48 Kbytes de memória para comandos de impressão e 16 Kbytes livres para dados, pode operar rápido se estiver sendo gerenciado por um micro Pentium.
Cartuchos - Os modelos que utilizam um único cartucho tricolor (magenta, ciano e amarelo) são mais baratos. Mas o preto, formado pelas três cores, sai meio verde-escuro e consome muita tinta.
As impressoras com dois cartuchos, um preto e outro tricolor, funcionam bem em pequenos escritórios. Para editoração eletrônica, máquinas com quatro cartuchos (preto, amarelo, azul e vermelho) são mais adequadas.
Compatibilidade - Verifique se a impressora vem acompanhada de controladores (drivers) que a façam entender sistema operacional ("Windows 95", "Mac OS", "OS/2", DOS) e programas.
Modelos recentes costumam ter problemas com programas para DOS e versões muito antigas do processador de textos "Word".
Veja se a impressora permite conexão em rede. Modelos com comunicação bidirecional podem dar conflito em rede e vão gerar gastos com adaptadores ou placas.
Garantia - Dependendo do fabricante, a garantia oscila entre um e três anos. Mas pode acabar antes do tempo se houver mau uso. Nessa categoria está a utilização de cartuchos de tinta feitos para impressoras de outra marca.
Se a assistência técnica constatar que o defeito foi causado por cartucho errado, o conserto vai custar de 25% a 30% do valor da impressora, fora mão-de-obra.

Texto Anterior: Segurança de dados é paranóia dos anos 90
Próximo Texto: Cartucho de tinta e papel fazem a diferença
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.