São Paulo, quarta-feira, 14 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Índice

Premiê irlandês admite discutir a idéia de Major de realizar eleição

OTÁVIO DIAS
DE LONDRES

O primeiro-ministro da República da Irlanda, John Bruton, disse ontem estar disposto a discutir a proposta do primeiro-ministro do Reino Unido, John Major, de realizar eleições na Irlanda do Norte.
Em discurso realizado no Parlamento irlandês, Bruton defendeu, contudo, a convocação, antes das eleições, de uma conferência de paz como a de 1995 em Dayton, nos EUA, que possibilitou o acordo de paz da Bósnia.
Ele já havia feito essa sugestão na semana passada, antes do atentado terrorista do IRA (Exército Republicano Irlandês) de sexta-feira em Londres, mas não obteve apoio do governo britânico.
Bruton afirmou também que as eleições deveriam conduzir ao início imediato de conversas entre todas as partes envolvidas no conflito da Irlanda do Norte.
Ele reafirmou, entretanto, que não dialogará com o Sinn Fein, partido político ligado ao IRA, enquanto o cessar-fogo das atividades terroristas do grupo não for restabelecido.
Nas eleições, protestantes e católicos da Irlanda do Norte escolheriam representantes para um organismo cuja principal função seria estabelecer os termos de um acordo de paz definitivo.
Desde a explosão da bomba em Londres, que matou duas pessoas e feriu mais de cem, os governos britânico e irlandês têm buscado uma fórmula consensual que permita o avanço do processo de paz.
Segundo o jornal britânico "Financial Times", os principais partidos políticos da Irlanda do Norte, representantes da minoria católica e da maioria protestante, estariam dispostos a apoiar a fórmula "eleições seguidas de negociações". A exceção seria o Sinn Fein.
Um motorista de ônibus protestante foi ferido ontem em Londonderry, segunda cidade da Irlanda do Norte, ao ser atingido por uma bomba de gasolina quando dirigia na região católica da cidade. Foi o primeiro conflito de rua registrado desde o atentado de sexta-feira.

Texto Anterior: Irã fracassou, afirma Salman Rushdie
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.