São Paulo, quarta-feira, 21 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

União espera redução de gastos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo federal espera que os Estados reduzam suas despesas com pessoal em R$ 13 bilhões até o final de 1998. A estimativa está em um estudo elaborado pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda.
O valor equivale a 2% do PIB. A redução deve acontecer, segundo o estudo, porque os Estados terão de cortar suas despesas com pessoal a 60% da receita líquida até 1998 -esse limite foi imposto por lei aprovada no Congresso.
A receita líquida é aquela obtida após os repasses para os municípios. A redução das despesas está prevista em lei e será feita gradativamente. Na maioria dos casos, inclui demissão de pessoal.
O estudo feito pela área econômica prevê que a aprovação no Congresso da proposta de reforma administrativa do governo é fundamental para que os Estados reduzam despesas com pessoal.
Uma das mudanças previstas na reforma administrativa flexibiliza a estabilidade dos servidores públicos. A redução dos gastos com funcionalismo ajuda a equilibrar as contas públicas.
O governo elaborou no ano passado um programa de ajuste fiscal dos Estados. O programa prevê que só terá direito aos empréstimos da Caixa Econômica Federal quem reduzir suas despesas.

Texto Anterior: Governo retarda votação para conter déficit público
Próximo Texto: Diretor da Radiobrás deve pedir demissão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.