São Paulo, quarta-feira, 21 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Roteiro, poemas e romance saem em maio

JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

O aniversário de 65 anos da primeira exibição de "Limite", no próximo dia 17 de maio, será comemorado em grande estilo.
Na ocasião, serão lançados -pela editora Sete Letras- três livros de Mário Peixoto: o roteiro original de "Limite", a segunda edição do volume de poemas "Mundéu" (a primeira é de 1931) e a versão original do romance "O Inútil de Cada Um", de 1934 (uma nova versão saiu em 84).
No mesmo dia, será inaugurado o Arquivo Mário Peixoto, numa sala da produtora Videofilmes, de Walter Salles, no Rio. O arquivo, assim como os livros programados, é organizado por Saulo Pereira de Mello. "Antes de morrer, Mário entregou tudo a Walter Salles e a mim. Ficamos como curadores informais de seu acervo."
Saulo Pereira foi parceiro de Plinio Sussekind Rocha na meticulosa restauração de "Limite", entre 1958 e 1972. Editou também o livro "Limite" (1979), que reproduz fotograficamente, quadro a quadro, o filme de Peixoto.
Junto com Mário Peixoto, Saulo Pereira escreveu em 1964 o roteiro "Jardim Petrificado", nunca publicado nem filmado. Segundo ele, há muita coisa de Mário Peixoto ainda inédita, incluindo roteiros, o livro "Poemas de Permeio com o Mar" e os cinco volumes restantes de "O Inútil de Cada Um".
O roteiro de "Limite" a ser lançado em maio trará, em edição fac-similar, o original datilografado e rabiscado por Peixoto, introdução de Saulo Pereira, glossário e trechos de outros roteiros.
(JGC)

Texto Anterior: Filme vai recriar os bastidores de 'Limite'
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.