São Paulo, quarta-feira, 21 de fevereiro de 1996
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Vídeo no PC ganha mais qualidade

DA "PC NOVICE"

A sigla MPEG, iniciais de Motion Picture Experts Group (Grupo de Especialistas em Imagens em Movimento), é usada para designar o conjunto de padrões de compressão de vídeo criado por esse grupo.
Se você já usa aplicativos que incluem vídeo, é muito provável que já esteja familiarizado com o MPEG, só que não sabe disso. Há três padrões MPEG.
O MPEG1 foi criado como padrão para a compressão de vídeo digital usado em aplicativos CD-ROM. O MPEG2 é para os aplicativos de consumidor, tais como a televisão digital. O MPEG3 pretende atender à HDTV (televisão de alta definição) e é combinado com o MPEG2.
Existe um quarto padrão, o MPEG4, ainda em fase inicial. Ele deverá permitir identificar cada sequência de vídeo que contenha uma determinada imagem.
Cartões para PCs
A PCMCIA (Associação Internacional de Cartões de Memória para Computadores Pessoais) lançou um conjunto de padrões para esses artefatos do tamanho de um cartão de crédito, que acrescentam memória ou funções periféricas a sistemas portáteis e de mesa.
Alguns exemplos dos mais de 20 tipos de periféricos que podem ser acrescentados por meio de cartões PCMCIA: memória, modem e placa de rede.
A função mais importante dos cartões PCMCIA no momento é acrescentar funcionalidade a um PC portátil. Mas seu uso em micros de mesa está aumentando.
OLE
A Microsoft criou um protocolo chamado OLE (Object Linking and Embedding -ligar e embutir objetos) para que os usuários possam interligar documentos feitos em aplicativos diferentes.
O OLE é composto de três capacidades principais. A primeira é o conceito de documentos compostos -como ter um texto com uma planilha de cálculos.
Essa tecnologia possui duas metades: ligar e embutir. Se um documento está ligado a outro, qualquer modificação feita em um dos documentos se reflete no outro.
Você também pode ter múltiplas ligações com um documento. Nesse caso, todos os documentos interligados são atualizados para refletir as modificações feitas em qualquer um deles.
A terceira característica é o arrastar e soltar -deslocar um arquivo de uma pasta eletrônica para outra, por exemplo.
CD-R
O CD-ROM (compact disc, memória só para leitura) já é amplamente utilizado para armazenar informações. Os discos, lidos por ótica laser, podem conter cerca de 600 Mbytes de dados, enquanto os disquetes podem conter qualquer coisa entre alguns Kbytes e mais de um 1 Mbyte.
O problema é que, até agora, as pessoas não tinham a possibilidade de gravar seus próprios CDs. Isso começa a ser possível, graças ao CD-R (CD gravável).
Os sistemas CD-R normalmente conseguem ler programas em CD-ROM, e os CDs gravados neles também podem ser lidos em CD-ROM comum. Embora esses sistemas custem caro demais para a maioria dos usuários, o preço está caindo.
Um leitor de CD-ROM é vendido por aproximadamente US$ 200, enquanto um CD-R ainda custa por volta de US$ 1.000. Há um ano, custava US$ 2.500.
O próximo passo na tecnologia CD-ROM é o CD-E, ou CD-Erasable (CD apagável).
Scanners
Com os scanners óticos, o usuário pode inserir documentos inteiros em um computador com pouco trabalho.
Os sistemas podem capturar imagens preto-e-branco ou coloridas. No caso de textos, o programa de reconhecimento ótico de caracteres (OCR) converte as letras de imagens gráficas para texto, para que possam ser trabalhadas.
Até pouco tempo, havia dois tipos: o de mesa e o de mão, cada um com suas desvantagens. O primeiro custava cerca de US$ 500; o scanner de mão só consegue escanear cerca de metade da largura de uma página.
Há agora uma nova opção, o scanner de página (alimentado por folhas), para atender às necessidades de um mercado médio. O preço desse scanner fica entre US$ 199 e US$ 399.
World Wide Web
A Internet é uma rede que consiste em milhares de redes interligadas pelo mundo afora. Os usuários podem consultá-la diretamente ou via um serviço on line. Um dos serviços da Internet mais populares hoje é a World Wide Web.
Criados para interligar informações pesquisadas entre muitos locais, os documentos da Web utilizam o programa "HyperText Markup Language" (HTML).
Os documentos podem conter textos e artes. A Web fornece vínculos entre documentos, permitindo aos usuários passear entre documentos relacionados, sem se preocupar com o lugar onde estão arquivados na Internet.
Qualquer texto marcado em azul é um vínculo com outro lugar. Cada servidor que faz parte da Web tem sua home page, com vínculos com documentos locais e com toda a Internet.
Os browsers são programas para vasculhar a Web à procura de locais, usando palavras-chaves -não é preciso saber o endereço de algum local específico na Web.
O próximo passo na tecnologia Web é a "Virtual Reality Modeling Language" (Linguagem Modeladora da Realidade Virtual, ou VRML), que levará a Web para a área de artes tridimensionais. Em lugar de ligações hipertextuais, haverá objetos que se ligam a outros locais.

Tradução de CLARA ALLAIN.

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