São Paulo, quarta-feira, 21 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fax/modem e a linha telefônica

MIGUEL ANGELO DE SOUZA AGUIAR

Pergunta: "É verdade que a velocidade de transmissão das placas fax/modem depende da qualidade da linha telefônica? É verdade que, se a central telefônica usa relés, dificilmente conseguirei 28,8 mil bps. E nas centrais CPA? Qual a característica mais importante em um modem?"
(Rafael Gomes Santos, Santo André - SP))

Resposta: O maior fator influenciador da taxa de transmissão é a qualidade da linha telefônica. A taxa de transmissão representa a quantidade de caracteres que estão sendo transmitidos e é medida em caracteres por segundo.
A taxa média de transmissão em um modem de 14,4 mil bits por segundo é de 1.600 caracteres por segundo. Teoricamente, um modem de 28,8 mil bps transmitiria com uma taxa média de 3.200 caracteres por segundo. Na prática, dificilmente essa velocidade chega a 2.100 caracteres por segundo, o equivalente a 19,2 mil bps.
Os aparelhos de modem transmitem as informações bit a bit e montam pacotes para a checagem. O tamanho desses pacotes varia de acordo com o protocolo de comunicação (Xmodem, Zmodem etc.).
Nas linhas que usam a central CPA, a taxa média de transferência aumenta bastante. A característica mais desejável em um modem é a capacidade de correção de erros (Error Correcting Modem), que, apesar de não melhorar a qualidade da linha, evita que os arquivos sejam transmitidos com erros.

Texto Anterior: Vídeo no PC ganha mais qualidade
Próximo Texto: Casamento agita ciberespaço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.