São Paulo, sábado, 24 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festival internacional abre inscrições

DA REPORTAGEM LOCAL

As inscrições para "Tudo é Verdade - 1º Festival Internacional de Documentário", dirigido pelo articulista da Folha Amir Labaki, estão abertas até 1º de março. O evento começa dia 12 de abril no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio, e dia 16 de abril, no Centro Cultural São Paulo e Cinesesc.
O festival apresentará 25 títulos, divididos em três seções: panorama brasileiro, panorama internacional e retrospectiva. "Um terço deles será nacional e dois terços, internacionais. Não é um festival competitivo, mas uma vitrine da produção de documentários, que está em alta", diz Labaki.
Segundo Labaki, o interesse pelo gênero está aumentando, assim como as opções de eventos dedicados ao gênero, como os festivais mais recentes em Yamagata (Japão), Amsterdã (Holanda) e Marselha (França).
A programação internacional de "Tudo é Verdade - 1º Festival Internacional de Documentário" traz uma seleção dos premiados nos festivais internacionais de 95 e 96.
Entre os títulos confirmados estão: "Carl Dreyer - Meu Metier", de Torben Jansen (seleção especial Festival de Veneza 1995); "Jaime de Nevares: Último Viaje", de Marcelo Céspedes e Carmen Guarani (menção especial Festival de Havana 1995); "A Casa da Rua Arbat", de Marina Goldskaya (Prêmio Europa no Festival de Marselha 1995); e "Sinfonia da Cidade", de Heikki Ahola (Prêmio Revelação de Nyon 1995).
Entre os principais destaques da safra de documentários nacionais de 1995-1996 já foram selecionados: "Carmen Miranda, Banana Is My Business", de Helena Solberg; "No Rio das Amazonas", de Ricardo Dias; "Prazeres Sintéticos", de Iara Lee; "Todos os Corações do Mundo", de Murillo Salles; e "Yndio do Brasil", de Sylvio Back.
Entres os curtas estão "Socorro Nobre", de Walter Salles; "Criaturas que Nasciam em Segredo", de Chico Teixeira; "Roberto", de Amilcar Claro; e "Vala Comum", de João Godoy.
A programação da série retrospectiva ainda não foi divulgada. Os cineastas interessados em participar do festival devem contatar a Associação Cultural Kinoforum, no telefone (011) 852-9601.

Texto Anterior: Sepultura foge do padrão heavy-metal
Próximo Texto: Rê Bordosa agora é tia, em espetáculo besteirol
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.