São Paulo, domingo, 25 de fevereiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por que suamos?

Mariana Godoy, 14, estudante,
Itanhaém (SP)
José Eduardo Bicudo, do Departamento de Fisiologia da USP, responde:
"O homem apresenta glândulas sudoríparas espalhadas pela pele. Quando o corpo ganha muito calor do ambiente, o excesso é perdido, a fim de que não ocorra superaquecimento, principalmente de partes vitais como o cérebro.
"Para evaporar um grama de água são necessárias 580 calorias. Portanto, quando a água contida no suor evapora, ela carrega consigo uma quantidade substancial de calor.
"Isso faz com que o suor seja uma via bastante eficaz para o resfriamento do corpo, sobretudo no homem, cuja pele é desprovida de uma pelagem espessa como a encontrada na maioria dos outros mamíferos,
"O 'termostato' do homem e de outros mamíferos está localizado no hipotálamo, no cérebro. Quando o excesso de calor é sentido, o hipotálamo desencadeia um conjunto de respostas que resultam na perda de água através do suor e no consequente resfriamento do corpo."

Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo - SP), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psicológico.

Texto Anterior: Método numérico pode ter maior precisão
Próximo Texto: Em busca de vida inteligente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.