São Paulo, segunda-feira, 26 de fevereiro de 1996
Próximo Texto | Índice

Era contra...; ...mas está a favor; Cobiça estratégica; Contra-ataque; Primeiro teste; Aliado externo; No aquecimento; Beatice parlamentar; Acerto de contas; Apoio supremo; Saudade de Ulysses; Para inglês ouvir; Escola collorida; Pedalada real; Tempestade no deserto; Diplomacia gaúcha; Velhos amigos

Era contra...
Sempre avessa ao poder e às aspirações políticas do marido, Ruth Cardoso foi contra a candidatura de FHC à Prefeitura paulistana em 85, contra sua nomeação para ministro da Fazenda em 93 e contra a candidatura à Presidência em 94.

...mas está a favor
Depois de virar primeira-dama a contragosto, Ruth Cardoso vem mudando de opinião. Em círculos fechados não esconde a simpatia pela tese da reeleição de FHC. Amigos do casal explicam: "Ela agora está adorando o poder".

Cobiça estratégica
PFL e PMDB já travam uma guerra silenciosa pela relatoria de uma comissão que não se sabe quando será instalada: a da reeleição. E dentro dessas legendas há outra disputa, entre os favoráveis e contrários à tese da reeleição.

Contra-ataque
FHC cansou de apanhar calado dos organismos internacionais de direitos humanos. A partir de agora, o ministro Nelson Jobim (Justiça) deve designar um defensor para todo processo em que o país figurar como réu no exterior.

Primeiro teste
O secretário-executivo da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, Humberto Espíndola, está em Washington para o julgamento da OEA dos massacres do Carandiru e Vigário Geral. Vai apresentar a defesa brasileira.

Aliado externo
Chefe de Comunicação Social da gestão Erundina, Chico Malfitani deve fazer a campanha de Francisco Rossi (PDT) à Prefeitura. Aliados de Mercadante estão dizendo que ele pode prejudicar o desempenho eleitoral do PT.

No aquecimento
Trancada para concluir seu livro sobre Espinosa, Marilena Chaui foi chamada para apoiar Erundina. Ela diz que adere à campanha se a ex-prefeita vencer a prévia. Amigos garantem que Chaui aceita voltar ao poder.

Beatice parlamentar
A candidatura de Hélio Bicudo à presidência da Comissão de Direitos da Câmara enfrenta resistências no PT. Católico militante, o deputado é contra projetos como a legalização do aborto, defendido por boa parte do partido.

Acerto de contas
O staff de Covas está eufórico com a nomeação de Luiz Antonio Marrey para procurador-geral de Justiça. Um secretário do governo diz que Marrey vai desengavetar logo processos envolvendo diretamente as gestões Quércia e Fleury.

Apoio supremo
Celso Mello, que presidirá interinamente o STF no dia 29, vem a São Paulo para a posse de Luiz Antonio Marrey na Procuradoria de Justiça. Mello diz que o indicado por Covas trará "efetiva independência ao Ministério Público".

Saudade de Ulysses
Pesquisa recente do PMDB com seus filiados mostra que eles têm ojeriza ao partido moldado por Quércia e Fleury em São Paulo. As referências positivas estão relacionadas ao antigo MDB, que fazia oposição ao regime militar.

Para inglês ouvir
Conhecido por falar pouco e detestar as entrevistas, o ministro Pedro Malan (Fazenda) está se aprimorando. Gravou na secretária eletrônica de sua casa em Brasília um recado seco e curto. Com um detalhe: Malan só fala em inglês.

Escola collorida
Dorothea Werneck (Indústria e Comércio) batizou de "leite Moça" o estilo que adotou para espanar eventuais candidatos à sua cadeira, como o deputado Francisco Dornelles (PPB-RJ). "É o bateu, tomou", afirma a ministra.

Pedalada real
Extinto no início do governo, o Ministério do Bem Estar Social continua assombrando as contas públicas. Em setembro do ano passado, comprou 40 velocípedes, pelos quais pagou R$ 1.240,00. Justificativa: aparelhar creches.

Tempestade no deserto
Entraram por um ouvido de FHC e saíram pelo outro as reclamações fisiológicas de setores do PSDB contra o secretário-geral Eduardo Jorge. Ele simplesmente nada faz que FHC não queira, diz ministro próximo ao presidente.

Diplomacia gaúcha
A viagem de Nelson Jobim à Europa causa arrepios no Itamaraty. Em Londres, o ministro vai pedir providências dos ingleses para que as Ilhas Virgens deixem de sediar a lavagem de dinheiro sujo, como o da máfia do INSS.

Velhos amigos
Dos registros de Marco Maciel: na Constituinte ele defendeu o fim da unicidade sindical, tendo a seu lado o PT, que hoje se acha literalmente dividido sobre a questão.

TIROTEIO
De Aloizio Mercadante, sobre Luiza Erundina, sua adversária na prévia do PT à Prefeitura paulistana, referindo-se à participação da ex-prefeita no governo Itamar:
- Eu sempre cumpri as decisões do meu partido.

Próximo Texto: Dieta leve
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.